Arranca na próxima segunda-feira, dia 15 de julho, pelas 10h, em Coimbra, a escola de verão "Como ser Astronauta?", organizada, em conjunto, pelo Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC), ESA-BIC e LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas.
Durante uma semana, 40 jovens do ensino secundário, de vários pontos do país, vão ficar a saber tudo o que é preciso para ser astronauta, inclusive trocar ideias com a primeira mulher portuguesa a receber o diploma de cientista-astronauta da NASA, Ana Pires, que vai marcar presença nesta escola de verão.
O programa está dividido em módulos, cada um correspondendo a um domínio do processo de seleção de astronautas, nomeadamente fisiologia, experiência de voo, línguas estrangeiras, formação académica, técnica e científica, psicologia, habilidade para trabalhos de construção e de reparação e atividades físicas.
Os participantes vão ainda assistir a um concerto organizado pela ESA-BIC, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), e a uma observação noturna com a Secção de Astronomia, Astrofísica e Astronáutica da AAC, assim como visitar o LIP e o OGAUC.
De acordo com a organização, a escola de verão "Como ser Astronauta?” tem como objetivo «motivar estudantes a participar na próxima seleção de astronautas da ESA que ocorrerá no final da década. Através das atividades propostas pretende-se transmitir o máximo de informação sobre os critérios de seleção de astronautas».
O programa da escola "Como ser Astronauta?" está disponível: aqui.
Cristina Pinto
Nenhum comentário:
Postar um comentário