quinta-feira, 11 de julho de 2019

Proença-a-Nova | Tigelada de Proença-a-Nova é pré-finalista nacional 7 Maravilhas Doces de Portugal



A Tigelada de Proença-a-Nova é um dos 20 doces pré-finalistas a nível nacional do concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal depois de ter vencido esta terça-feira, 9 de julho, a eliminatória distrital, tendo sido o doce mais votado pelo público. “A todos os que representaram os outros doces também o nosso aplauso, é verdade que ganhar tem sempre um sabor especial, como é natural”, referiu João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, no momento em que recebeu o troféu das mãos de Tânia Ribas de Oliveira e Jorge Gabriel, os apresentadores da gala que foi transmitida em direto na RTP 1. “Um grande bem-haja a todos os que nos apoiaram e que fizeram com que a Tigelada de Proença-a-Nova esteja agora na próxima fase do concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal. É um orgulho sermos os representantes do distrito de Castelo Branco, mas a nossa maravilha de sabor traduz todo um território. Não é um doce, somos todos nós”, afirma João Lobo. Para o autarca, esta é sem dúvida uma oportunidade de promover toda a região a partir da gastronomia, levando a que outras potencialidades sejam destacadas, a começar pelas turísticas. 

Ao longo das semanas que antecederam a eliminatória distrital, o Município desenvolveu diversas ações promocionais, começando pelos 23 restaurantes do concelho que foram contactados no sentido de reforçarem a oferta da tigelada nas suas ementas, tendo colaborado ainda na divulgação deste concurso. Foram oferecidas t-shirts e aventais com o número da votação e caçoulos de barro com a marca Tigelada de Proença-a-Nova. Também alguns estabelecimentos comerciais se associaram ao movimento que ganhou grande expressão nas redes sociais, para além dos muitos cartazes que foram distribuídos. Adicionalmente, a autarquia marcou presença na Feira dos Sabores do Tejo, em Vila Velha de Ródão, no Fórum Coimbra e no Fórum Castelo Branco, sempre com o objetivo de divulgar esta região e de apelar ao voto. “É com agrado que registo e relevo toda a união em torno da nossa tigelada e considero que foi, efetivamente, este esforço concertado de todos que nos permitiu a feliz vitória. Termos chegado às meias finais já faz de nós vencedores e tudo o que vier a partir de agora ultrapassa todas as nossas expetativas iniciais”, refere João Lobo.

A Tigelada de Proença-a-Nova é agora um dos 20 pré-finalistas, a que se juntarão oito segundos classificados, ordenados de acordo com o número de votos recebidos nesta fase das eliminatórias distritais. Segue-se a realização de duas meias finais, agendadas para 24 e 31 de agosto, e em cada programa passam à grande final os 7 doces com mais votos. A finalíssima realiza-se a 7 de setembro, em que mais uma vez é a votação do público que determina as 7 Maravilhas Doces de Portugal. Nestas duas últimas fases, todos os doces serão provados e comentados por um painel de especialistas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário