sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Celorico da Beira | Feira Anual e Festa de Santa Eufémia


Celorico da Beira recebe de 15 a 16 de setembro, mais uma edição da tradicional Feira Anual e Festa de Santa Eufémia.
É sobejamente conhecida a religiosidade do povo português e o culto prestado a Santa Eufémia, em Celorico da Beira, é mais um testemunho. Desde dos primórdios da sua criação, que esta secular feira (Sec. XVIII), congregou o culto religioso a Santa Eufémia e a atividade mercantil, essencial para o escoamento dos produtos agrícolas e para a venda e compra de gado, característica que se mantém até aos dias de hoje.
Manda a tradição que a Festa comece na véspera (dia 15), com cultos religiosos (vigília e terço), à noite, na capela de Sta Eufémia e a degustação da afamada sopa de grão, nos restaurantes da vila e, este ano, não será exceção.
No dia de 16 de setembro (dia de Sta. Eufémia), as atividades começam bem cedo, com a feira de gado, pelas 7H00. Uma hora depois, o espaço da feira começa a ganhar vida com os feirantes e os primeiros compradores a impor a animação e as dinâmicas características de uma feira. Ainda durante a manhã, será celebrada a missa, pelas 9H00, na capela de Santa Eufémia, junto ao recinto da feira.
O Centro Cultural é o espaço que vai acolher as atividades que terão lugar à noite. A exposição “Coletânea de Fotografias Antigas de Celorico da Beira” tem abertura agendada para as 21H00. Meia hora mais tarde, tem lugar o espetáculo “Rouxinol Faduncho “, do conhecido humorista, Marco Horácio que, por si só, constitui a garantia de momentos de boa disposição, muita gargalhada e alegria. A não perder!



Nenhum comentário:

Postar um comentário