terça-feira, 26 de novembro de 2019

Oeste | Município de Leiria denuncia mistificação sobre o muro e promove debate nacional sobre inclusão

O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, condenou de forma veemente, esta terça-feira, as alegações de segregação de que o Município tem sido alvo devido à construção de um muro numa fração do Bairro Social da Integração.

Para Gonçalo Lopes, as notícias foram construídas sobre uma “enorme falsidade”, que está na origem de uma mistificação que mancha a imagem de Leiria e dos leirienses.

Recorrendo a uma apresentação multimédia, o presidente da Câmara apresentou imagens aéreas do Bairro que mostram cabalmente que não existem habitações nas imediações do muro, encontrando-se a mais próxima a 148 metros.

O muro tem uma extensão de 97,8 metros, o que corresponde a 30 por cento do perímetro de 323 metros do bairro.

“Antes da nossa intervenção o Bairro da Integração era um autêntico ‘bairro da lata’ que ninguém no País se preocupou em visitar para conhecer as condições desumanas em que as pessoas ali viviam”, disse Gonçalo Lopes, rejeitando que o muro estabeleça qualquer espécie de separação.

“Comparar este muro a outro tipo de muros, como o de Berlim ou que está em construção nos Estados Unidos ou com o Apartheid é uma ofensa aos leirienses”, disse.

O autarca destacou o investimento superior a meio milhão de euros efetuado no bairro, para dignificar as condições de vida dos moradores, e afirmou que o Município irá avaliar se existem, do ponto de vista técnico, condições para efetuar alterações no muro.

Gonçalo Lopes anunciou ainda que o Município de Leiria vai promover um amplo debate nacional sobre os bairros sociais e as políticas de gestão que os Municípios devem assumir, num contexto de promoção da inclusão social.

O objetivo, acrescentou, é conhecer a realidade do país e promover um debate aberto e sem radicalismos sobre este tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário