terça-feira, 26 de novembro de 2019

Oeste | “A ÚLTIMA NOITE DO CAPITÃO” COM FILIPE CRAWFORD NO TEATRO-CINE DE TORRES VEDRAS


No dia 6 de dezembro, sexta-feira, pelas 21h30, o Teatro-Cine de Torres Vedras recebe a peça A Última Noite do Capitão, com encenação e interpretação de Filipe Crawford.

Este monólogo relata a vida de Francesco Andreini, cómico dell'arte, afastado das tábuas do palco e nostálgico dos anos de glória da comédia italiana dos finais do século XVI. Uma carta que escreve ao seu antigo mecenas é a chave que abre o álbum de recordações dos sucessos obtidos há mais de 400 anos. Num estilo muito próximo do Canto do Cisne de Tchecov, e do "El Canto de la Rana" de Sinisterra, de caráter histórico, mas, neste caso, passada nos inícios do século XVII em Itália, utilizando as máscaras de couro da Commedia e salvando do esquecimento monólogos exultantes e barrocos ditos pelo Capitão, recopiados do texto original de 1619 "Le Bravure di Capitano Spavento", criando deste modo uma adaptação de um dos livros mais sugestivos da Commedia dell'arte, livro que foi motivo de inspiração, plágio e veneração, entre os comediantes desde 1600 até hoje.

Nesta peça a encenação é feita sem recurso à música ou a efeitos de luz, transitando entre a tragédia e a comédia, entre a alegoria e a crua realidade, num registo de teatro intimista.

O preço dos bilhetes para se assistir A Última Noite do Capitão é de 5 euros.

Ficha Técnica
Texto: Felipe Cabezas
Encenação e Interpretação: Filipe Crawford
Crédito fotográfico: Jalberto.Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário