segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Brexit: Diplomata português escolhido para ser o embaixador da UE no Reino Unido

O chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, escolheu o diplomata português João Vale de Almeida para liderar a futura delegação comunitária junto do Reino Unido após a consumação do 'Brexit', disse hoje à Lusa fonte comunitária.
“Posso confirmar que o Alto Representante e Vice-Presidente tenciona designar João Vale de Almeida como líder da futura delegação da União Europeia junto do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte”, disse a porta-voz Virgine Battu-Henriksson à Lusa.
A porta-voz acrescentou que “a designação formal apenas terá lugar após a saída do Reino Unido da União Europeia”, agendada para o final do corrente mês, e após a indispensável aprovação das autoridades britânicas.
Com mais de três décadas de experiência em cargos europeus, João Vale de Almeida, 62 anos, já desempenhou diversos cargos de topo, tendo sido porta-voz da Comissão Europeia e diretor-geral antes de se tornar chefe de gabinete e principal conselheiro de José Manuel Durão Barroso durante o seu primeiro mandato como presidente da Comissão Europeia (2004-2009).
Vale de Almeida tornou-se de seguida embaixador da União Europeia nos Estados Unidos (2010-2014), à frente da primeira delegação europeia em Washington com poderes reforçados (em representação de toda a União e não somente da Comissão Europeia), à luz da entrada em vigor do Tratado de Lisboa, e de 2015 até ao final do ano passado foi o embaixador da UE junto das Nações Unidas.
Regressado a Bruxelas em Dezembro último após cerca de 10 anos em Washington e Nova Iorque, o seu nome já era apontado como um dos favoritos para representar a União Europeia em Londres, depois de o Reino Unido deixar de ser Estado-membro.
Se o processo de saída do Reino Unido da União Europeia não sofrer mais surpresas e consumar-se, como previsto, em 31 de Janeiro, a representação da Comissão Europeia em Londres encerrará nessa data e dará lugar, em 01 de fevereiro, à nova delegação da UE, cujos moldes serão semelhantes àquela que Vale de Almeida encabeçou nos Estados Unidos.
A delegação da UE no Reino Unido ficará sob a tutela do Serviço Europeu de Ação Externa, o corpo diplomático da União liderado pelo Alto Representante Josep Borrell, que é também vice-presidente da Comissão Europeia liderada por Ursula Von der Leyen, e começará então a operar numa altura em que os 27 e Londres vão negociar a relação futura pós-‘Brexit’.
Lusa
Foto: Twitter 

Nenhum comentário:

Postar um comentário