O Programa Investir na Capacidade (PIC) iniciou a sua quarta edição, no concelho de Leiria, no passado dia 11 de janeiro no m|i|mo - Museu da Imagem em Movimento.
Esta iniciativa municipal resulta de uma parceria com a Associação Portuguesa de Crianças Sobredotadas, presidida por Helena Serra, e a Escola de Educação e Ciências Sociais (Politécnico de Leiria) através de Antónia Barreto, coordenadora científica do PIC – Leiria.
No encontro estiveram presentes pais e encarregados de educação, bem como, a vereadora da Educação e Cultura, Anabela Graça, o coordenador da equipa multidisciplinar municipal, Pedro Cordeiro, e a coordenadora do programa, Olga Silva, tendo sido apresentado o plano de atividades e a estrutura de intervenção prevista para este ano. Esteve igualmente presente Priscila Eduardo, profissional e aluna do Mestrado da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, que irá acompanhar as sessões de dinâmicas com as famílias.
O Programa Investir na Capacidade (PIC) tem como objetivo desenvolver o potencial das crianças e jovens em áreas diversas, bem como a sua capacidade de interação social com os pares, ao mesmo tempo que visa sensibilizar a sociedade para as necessidades educativas destas crianças e o apoio necessário às famílias.
As crianças participam em atividades que são desenvolvidas sobre áreas temáticas - Ciência e Matemática, Desporto e Movimento, Artes, Saber e Pensar, Robótica e Tecnologia, Escrita Criativa e Comunicação – e têm também a oportunidade de conhecer os espaços culturais da cidade de Leiria, onde são acompanhados por técnicos especializados de cada uma das instituições e desenvolvidas atividades de carácter exploratório e estruturadas de modo a promover a autonomia e a identificação de talentos e do autoconhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário