domingo, 29 de março de 2020

Covid-19: Drones “dizem” a quem passeia no litoral do Porto que “regresse a casa”

Coronavírus. Drones "dizem" a quem passeia na marginal do Porto ...
RR
Drones da Proteção Civil do Porto estão a emitir alertas sonoros na zona litoral daquele cidade, durante a tarde de hoje, para desmotivar passeios à beira-mar, no âmbito das ações de combate à propagação da Covid-19.
“Estamos sob uma ameaça muito grave, regresse a casa, não permaneça no espaço público”, avisa-se na gravação-áudio dos drones.
Os drones sobrevoaram zonas junto ao edifício Transparente, já nos limites com o concelho de Matosinhos, e junto ao forte de São João.
De manhã, a área litoral do Porto foi patrulhada por motos-4 da Polícia Municipal, que ordenaram a quem passeava que recolhesse às respetivas residências.
Polícias da Divisão de Trânsito do Porto estão também no local, no âmbito da estratégia daquela força policial de intensificar a visibilidade para desmotivar a presença de pessoas na rua sem necessidade urgente.
“Mas é curioso que quem anda na rua arranja sempre uma justificação”, lamentou uma fonte da PSP do Porto.
Mais a norte, na marginal de Esposende, o movimento é escasso e a zona está a ser vigiada pela GNR.
Já no sul do país, fonte do Comando de Faro da GNR disse à agência Lusa disse não ter noticia de “concentrações anormais” em zonas que, em condições normais, teriam muito movimento durante a tarde, nomeadamente o calçadão de Quarteira, Armação de Pera ou a Baixa de Albufeira.
Fonte do Comando-Geral da GNR completou que aquela força policial tem em curso, ou em planeamento, várias operações em todo o país, “designadamente em todo o Algarve", direcionadas aos locais onde, por norma, se aglomeram pessoas, para a prática de atividades desportivas ou lúdicas.
“Para além das nossas patrulhas, há recurso a meios cinotécnicos e cavalaria, nos locais considerados adequados. No caso de Albufeira, os bares estão todos fechados, pelo que, na Avenida Sá Carneiro, pelo que não há nem se prevê que haja qualquer ajuntamento”, acrescentou.
A PSP está, por seu lado, a tentar travar o afluxo de pessoas ao Algarve a partir de Lisboa e de outras zonas a norte.
Nesse âmbito, enquadra-se a operação que aquela força policial montou na tarde de hoje no acesso para sul através da Ponte 25 de Abril que consistiu em fazer parar todos os automobilistas que seguiam naquele trajeto para os desmotivar a andar na via pública.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário