segunda-feira, 27 de abril de 2020

GÓIS | O dia 28 de abril, Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é assinalado anualmente pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).


O dia 28 de abril, Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é assinalado anualmente pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Em 2020, o Tema escolhido é “Travar a pandemia: a segurança e saúde no trabalho pode salvar vidas”.
Mais do que nunca, a sensibilização para a adoção de práticas seguras no local de trabalho e para a importância dos serviços de segurança e saúde no trabalho (SST) deve ser tema central.
No atual contexto de confinamento devido à pandemia de COVID-19, os serviços da autarquia foram reajustados. Mais de uma dezena de trabalhadores desenvolve a sua actividade a partir de casa ou em horários reduzidos ou em rotatividade, para reduzir o risco de contrair o vírus.
O Teletrabalho é uma nova realidade que tem associados novos riscos que podem afetar a saúde dos recursos humanos das organizações.
Para os trabalhadores que não podem desenvolver a sua actividade com recurso ao Teletrabalho a autarquia reforçou o seu investimento na aquisição de mais Equipamentos de Proteção Coletiva e Individual, Produtos de Higienização e Desinfecção, colaborando também com outras instituições.
O Director Geral da Organização Internacional do Trabalho, Guy Ryder afirma que Precisamos de medidas especiais para proteger os milhões de profissionais de saúde e outros trabalhadores que arriscam sua própria saúde todos os dias." e ainda que “O teletrabalho oferece novas oportunidades para os trabalhadores continuarem trabalhando ... No entanto, os trabalhadores devem ser capazes de negociar esses acordos para manter o equilíbrio com outras responsabilidades, como cuidar de crianças, doentes ou idosos e, é claro, eles próprios”.
Assim, no âmbito do  Despacho n.º 3614-D/2020, de 23 de março, da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, que "define orientações para os serviços públicos em cumprimento do Decreto n.º 2-A/2020, de 20 de março, em execução da declaração do estado de emergência efetuada pelo Decreto do Presidente da República n.º 14-A/2020, de 18 de março" foi elaborado o Plano de Trabalho Colaborativo na Administração Pública.
Este documento contempla 6 áreas de trabalho, entre elas a segurança e saúde no trabalho, tendo resultado a elaboração de vários guias o qual destacamos:
  • Trabalhar a partir de Casa e Cuidar da Saúde Mental (CASA+)
  • Guia para a Segurança e Saúde em Teletrabalho na Administração Pública
Pode consultar estes documentos em 

Nenhum comentário:

Postar um comentário