sábado, 26 de setembro de 2020

Águeda | Número de escolas do Município galardoadas com Bandeira Verde mais que duplica


A distinção da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa foi atribuída a 75% das escolas do Município 

O número de escolas do Município de Águeda galardoadas com a Bandeira Verde, atribuída pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, mais que duplicou. Se, no ano letivo 2018/2019, eram seis os estabelecimentos de ensino reconhecidos como Eco-Escolas, em 2019/2020 são 15, o que corresponde a 75% das escolas do Concelho. 

Estas 15 escolas que agora podem exibir a Bandeira Verde, que reconhece o trabalho desenvolvido na área da educação ambiental para a Sustentabilidade, representam a totalidade de estabelecimentos de ensino do Concelho de Águeda que se candidataram ao galardão no ano letivo 2019/2020. Entre estas escolas estão dois eco-agrupamentos, o de Valongo do Vouga e o de Águeda. 

As escolas vencedoras, referentes a todas as candidaturas 2019/2020, são: EB de Águeda + Jardim de Infância; EB de Aguada de Cima; EB de Assequins; EB da Trofa, EB de Valongo do Vouga; EB Fernando Caldeira; EB1 da Borralha; EB1 de Macinhata do Vouga; EB1 de Reacrdães: EB/Secundária Marques de Castilho; Escola Secundária Adolfo Portela; Instituto Duarte Lemos; Jardim de Infância da Castanheira; Jardim de Infância da Giesteira; e Patronato da Nossa Senhora das Dores. 

“É uma distinção que evidencia a consistência das políticas ambientais e em matéria de sustentabilidade que as escolas do concelho têm desenvolvido e que demonstra o trabalho e empenho das comunidades escolares no sentido de termos um futuro mais sustentável”, sublinhou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda. 

Um indicador que serve de motivação para que mais escolas desenvolvam projetos na área da sustentabilidade ambiental e sensibilização para as questões climáticas. “Apostar, desde cedo, na educação ambiental é formar para uma maior consciência para estas matérias. É importante que as crianças percebam os impactos que as suas ações e atitudes têm no meio envolvente e estes projetos desenvolvidos no âmbito do Programa Eco-Escolas permitem incutir esses valores nas crianças”, frisou Edson Santos, convidando as restantes escolas do Município a desenvolverem atividades para integrar futuras candidaturas. 

As inscrições para o ano letivo em curso (2020/2021) já estão a decorrer. As escolas interessadas em apresentar a sua candidatura ou obter mais informações sobre o programa podem usar os seguintes contatos: ecoescolas@abae.pt ou dv-as@cm-agueda.pt. 

De recordar que o Eco-Escolas é um programa internacional da Foundation for Environmental Education, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE, que visa encorajar a realização de ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. 

A entrega das Bandeiras Verdes Eco-Escolas 2020 terá lugar em Lisboa, no próximo dia 30 de outubro, no Fórum Lisboa (Areeiro), numa cerimónia que será realizada num formato adaptado à situação atual e onde será “reconhecido o trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade onde esta se insere”. A sessão será transmitida online pelo Facebook, Youtube e Página da ABAE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário