sábado, 26 de setembro de 2020

Águeda recebe chegada da 5.ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta


A chegada da 5.ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta vai estar localizada na Av. Calouste Gulbenkian, na cidade de Águeda 

A 5.ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, marcada para o próximo dia 2 de outubro, vai terminar na cidade de Águeda, com a meta instalada na Av. Calouste Gulbenkian. 

“Esta é uma oportunidade para promover o Concelho e para homenagear todos quantos trabalham no setor e os amantes do ciclismo”, reiterou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, recordando que este é um setor de referência no Concelho, tanto no que respeita à indústria das bicicletas (produção de componentes e fabricação da própria bicicleta), como na criação de condições para a prática desportiva e de lazer usando a bicicleta. 

São exemplo da aposta municipal no setor das bicicletas os trilhos cicláveis, que permitem conhecer o Concelho, apreciar a Natureza e praticar desporto, bem como o Águeda Bike Park ou ainda as beÁgueda (bicicletas elétricas de uso partilhado de Águeda), um projeto que está agora a ser estendido às freguesias. 

Neste sentido, “receber a prova rainha do ciclismo nacional é um motivo de grande satisfação e o reconhecimento de Águeda como um concelho referência no setor”, conclui Edson Santos. 

Não obstante a importância que esta prova tem no calendário desportivo nacional, a sua passagem pelas cidades provoca alguns constrangimentos viários, pelo que a Câmara de Águeda apela à compreensão dos munícipes quanto aos incómodos que a esta atividade possa causar. 

“Tentaremos minimizar os efeitos da chegada dos ciclistas a Águeda, limitando a área de intervenção ao estritamente necessário. Acreditamos que a honra de recebermos esta prova na nossa cidade suplanta os condicionamentos temporários causados”, sublinhou Edson Santos. 

Os ciclistas iniciam a corrida do dia em Oliveira do Hospital e chegarão a Águeda às 17h20, passando pela chamada “rotunda da bicicleta” e dirigindo-se para o centro da cidade, onde cruzarão a meta, na Av. Calouste Gulbenkian por volta das 17h30. 

Neste sentido, a Câmara de Águeda solicita a todos os munícipes que cumpram todas as regras de segurança e proteção recomendadas pelas Direção-Geral de Saúde. Apesar de ser uma atividade ao ar livre, é necessária a utilização de máscara e o distanciamento físico de dois metros entre pessoas. 

Condicionamentos de trânsito 
Como referido, devido à realização da chegada da 5-ª etapa da “Volta”, haverá cortes e condicionamento ao trânsito e estacionamento automóvel em várias artérias da cidade, a partir das 20h00 do dia 1 de outubro (quinta feira) até às 21h00 do dia 02 de outubro (sexta feira), nomeadamente nos seguintes locais: 

• Avenida Calouste Gulbenkian – Trânsito e estacionamento interdito entre a rotunda do “Gato preto” e o corte para a “Rua Prof. Dr. Egas Moniz”. Trânsito Condicionado e estacionamento interdito, entre o corte da “Rua 12 dezembro” e o corte para a “Rua Prof. Dr. Egas Moniz”; 

• Rua Prof. Dr. Egas Moniz - Estacionamento interdito e Trânsito condicionado; 

• Rua Armindo Santos, Rua Eng.º Carlos Rodrigues, Rua Eng.º José Bastos Xavier, Rua José Gustavo Pimenta, Rua 15 de Agosto, Rua Dr. Manuel Alegre (até à rotunda do Largo São Sebastião), Avenida Dr. Joaquim de Melo, Rua Ten. Cel. Albano Melo, Rua Ferraz de Macedo, Praça da República, Rua Cabedo e Lencastre -Estacionamento e trânsito condicionado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário