A pesquisa mostra que a Universidade de Coimbra lidera o ranking em volume de exposição, Universidade de Lisboa em termos de alcance das notícias e Universidade do Minho é a instituição de Ensino Superior mais pesquisada no Google.
Lisboa, 30 de junho de 2021: A CARMA, multinacional de Media Intelligence presente em Portugal, acabou de divulgar o seu mais recente estudo sobre a notoriedade mediática das instituições de ensino superior em Portugal, que revela quais as Universidades e Escolas Superiores que são mais mencionadas na imprensa nacional e pesquisadas através do Google, de Janeiro a Maio de 2021.
O Relatório da CARMA conclui que as instituições de ensino público foram as que obtiveram mais exposição mediática (90%), comparativamente às instituições de ensino privado (10%).
A liderar o ranking do volume de notícias, encontra-se a Universidade de Coimbra, com 17,5% de exposição mediática, seguida da Universidade de Lisboa (16,5%), Universidade do Porto (13,5%), Universidade do Minho (9,4%) e Universidade Nova de Lisboa (9,2%).
Quanto ao alcance das notícias, mais uma vez o ranking do TOP10 é ocupado maioritariamente pelas instituições de ensino público, sendo a Universidade Católica Portuguesa a única privada a constar no ranking, ocupando o quinto lugar.
Entre os diferentes temas que motivaram a exposição mediática das instituições de ensino superior, os relacionados com o COVID-19 estiverem bastante presentes, nomeadamente, relacionados com o impacto e as condicionantes provocadas pela pandemia, como o caso da suspensão das atividades letivas presenciais, exames adiados e à distância, bem como número de casos identificados entre alunos de diferentes estabelecimentos de ensino, e também previsões de especialistas sobre novas vagas de contágios e estados de confinamento. No entanto, o enfoque da cobertura mediática, relacionou-se sobretudo com estudos, investigações e desenvolvimentos científicos, quer de âmbito COVID-19 quer de âmbito não COVID-19, levados a cabo por diferentes instituições de ensino.
Entre os principais temas/hot topics de caráter positivo, a CARMA destaca:
- Elvira Fortunato (da Universidade Nova de Lisboa) é a vencedora do Prémio Pessoa;
- Universidade de Aveiro cria teste de saliva para substituir zaragatoa;
- Estudo (da UMinho) mostra que quem bebe café tem melhor controlo motor e maior nível de atenção;
- Estudo (UPorto e UCoimbra): países ocidentais são os mais afetados pelo burnout parental.
Entre os principais temas/hot topics de carater negativo o relatório menciona:
- Várias escolas fechadas em todo o país devido à greve da função pública;
- Exames do superior adiados para época especial, por ser impossível controlar ‘falsos alunos’;
- Centenas de estudantes manifestam-se para exigir fim de propinas;
- COVID-19: Professores concluem que ensino à distância agravou desigualdades entre alunos.
Considerando-se o TOP 10 de instituições em termos de exposição mediática, a Universidade do Minho é a mais pesquisada no Google, tendo sido a instituição de ensino superior que mais pesquisas gerou, registando um total de 7.538 pesquisas entre janeiro e maio de 2021, seguida da Universidade do Algarve e da Universidade do Porto.
Numa análise de posicionamento por volume de notícias e pesquisas no Google, em que se comparam as instituições de Ensino Superior no TOP 10 da exposição mediática, verifica-se que a Universidade do Porto é a instituição mais bem posicionada. Apesar da Universidade de Coimbra liderar no número de notícias, da Universidade de Lisboa liderar no alcance e da Universidade do Minho liderar no número de pesquisas no Google, a Universidade do Porto vence em termos de posicionamento, por ser a instituição acima da média nos vetores de análise.
De acordo com o Managing Director da CARMA em Portugal, Luís Garcia, “Num período que trouxe tantos desafios às instituições de ensino superior do ponto de vista logístico e sanitário, é crítico que estas organizações continuem a comunicar atraindo talento e promovendo o que de melhor se faz em Portugal em termos de ensino, pesquisa e desenvolvimento. A análise da comunicação de media, em profundidade e com método, fornece uma vantagem estratégica para organizações que operam num ambiente de incertezas tomarem as melhores decisões.”
>> Link Público para Download do Estudo:
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