Após mais de um ano de paragem devido aos condicionamentos provocados pela pandemia Covid 19, as “4ª. feira Clássica” estão de regresso em Cantanhede desde Maio deste ano. A programação prossegue no próximo dia 4 de Agosto 4ª feira pelas 21h, no terraço das Piscinas Municipais de Cantanhede.
Numa edição especial em formato de cine-concerto e pela primeira vez em espaço ao ar livre, os músicos Sylvain Barreto e João Toscano irão interpretar uma banda sonora original de sua autoria, num evento que conta com a organização conjunto da Associação fotografARTE / Cineclube Bairrada e do Município de Cantanhede.
A longa-metragem a apresentar será “Metropolis” (1927) realizada por Fritz Lang, sendo apresentado por Vasco Espinhal Otero.
A história do filme passa-se no ano de 2026 num mundo dominado por ricos industriais que governam a grande cidade de Metropolis, a partir de arranha-céus, enquanto trabalhadores trabalham debaixo do solo sem parar para fornecer energia à cidade. No entanto, eis que um filho de um mestre da classe alta se apaixona por uma profeta da classe baixa que previu a chegada de um salvador...
As "4 feira Clássica" em Cantanhede ocorrem desde 2016 por norma na primeira quarta-feira de cada mês à noite no auditório do Centro Paroquial S. Pedro, sendo esta a primeira vez que a sessão será realizada ao ar livre. A entrada é gratuita, estando a lotação limitada a 70 lugares sentados no recinto delimitado, com obrigatório o uso de máscara, controlo de temperatura na entrada e orientação para o processo de entrada e saída coordenados pela organização, em cumprimento com as normas da Direção Geral de Saúde.
Em Cantanhede, esta iniciativa decorre por regra com a curadoria e organização do Cineclub Bairrada, Associação fotografARTE, Coletivo Artístico Efervescente, Associação Lúcia Lima e Paróquia de Cantanhede, contando com o apoio do Município de Cantanhede, Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, Junta de Freguesia da União de Freguesias Cantanhede e Pocariça, Cinemusicorium e Rádio Universidade de Coimbra.
Destaca-se também o facto de existirem desde 2019 expansões das “4ª feira Clássica” em Anadia, Mealhada, Águeda e brevemente ainda em mais concelhos da região da Bairrada, no âmbito da intervenção cultural do Cineclub Bairrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário