quarta-feira, 15 de março de 2023

Cantanhede | Dia Internacional da Matemática assinalado com palestras no Agrupamento de Escolas Gândara Mar

 

Numa iniciativa conjunta com a Associação de Professores de Matemática (APM), o Agrupamento de Escolas Gândara Mar, na Tocha, comemorou esta terça-feira, 14 de março, o Dia Internacional da Matemática.

O programa da efeméride, que decorreu ao longo de todo o dia, incluiu palestras para alunos dos 1.º e 2.ºciclos, com transmissão online, e o anúncio dos vencedores do concurso “O que é a Matemática?”, promovido pela APM, nas categorias pré-escolar e 1.º ciclo.

Presente na sessão em representação do Município de Cantanhede, o vice-presidente com o pelouro da Educação, Pedro Cardoso, elogiou o Agrupamento de Escolas Gândara Mar “pela capacidade organizativa e por acolher e dinamizar esta iniciativa”, inserida nas comemorações do Dia Internacional da Matemática.

Este é uma excelente oportunidade para celebrar a importância da Matemática, um tesouro da inteligência humana, na ciência, no pensamento, no conhecimento, assim como o papel preponderante desta disciplina em todas as áreas da nossa vida, das coisas mais simples aos estudos mais complexos. O desafio é chegar a todos - alunos, professores, educadores, pessoal auxiliar, pais e encarregados de educação de forma a promover a literacia científica”, sublinhou.

Já Ricardo Valente, da Direção da APM, agradeceu disponibilidade do Agrupamento de Escolas Gândara Mar para a realização do evento e ao Município de Cantanhede por ter proporcionado todas as condições técnicas.

O diretor do Agrupamento de Escolas Gândara Ma, João Gomes, fez um balanço muito positivo do evento, destacando “o enorme sucesso das comemorações do Dia Internacional da Matemática que decorreram no nosso agrupamento” e sublinhando “o enorme reconhecimento nacional com destaque a vários níveis, em particular pelo extraordinário número de visualizações em direto”.

Destaque no programa foi também a palestra de Carlos Marinho, um dos matemáticos mais requisitados do país, que com o “Matemática Tem Magia!”, explicou aos alunos a disciplina de uma forma divertida.

Doutorado em Matemática pela Universidade de Vigo, Carlos Marinho é autor dos livros “Mundo da Matemática” e “Só Me Arranjas Problemas!”, para além de comentador televisivo para as áreas da Educação e da Matemática.

O Dia Internacional da Matemática é conhecido mundialmente como o Dia do PI, porque na nomenclatura anglo-saxónica, o dia 14 de março escreve-se 3/14, os primeiros algarismos do número PI. A partir de 2020, e por decisão da UNESCO, este dia passou a ser oficialmente o Dia Internacional da Matemática.


Nenhum comentário:

Postar um comentário