terça-feira, 4 de abril de 2023

TEATRO-CINE DE TORRES VEDRAS CELEBROU 100 ANOS DE PORTAS ABERTAS

 O Teatro-Cine de Torres Vedras celebrou o seu centenário no passado sábado, 1 de abril, assinalando os 100 anos da sua inauguração com um programa de entrada livre que convidou à fruição de várias propostas culturais multidisciplinares.
O dia começou com uma visita que deu a conhecer o equipamento para lá da sala de espetáculos. Coube aos alunos das Oficinas de Teatro da Associação ESTUFA – Plataforma Cultural orientar esta visita, levando os participantes a conhecer áreas geralmente inacessíveis ao público como o subpalco (área entre o palco e a plateia), as varandas técnicas (acima do palco) e os camarins.
Durante a manhã, Rosinda Costa apresentou duas sessões de O lugar do Teatro. Uma performance que cruzou o centenário do Teatro-Cine com a história do país e do mundo, pontuada por vários objetos que marcam a relação da artista com o Teatro ao longo da sua carreira.
Pedro Cunha protagonizou a proposta musical deste sábado, que contou com a participação especial da formação torriense Sulladuf. Na ocasião, o músico e compositor explicou que o concerto se inseria no projeto “Convite”, um disco gravado ao vivo em várias localidades do país.

As comemorações continuaram no exterior, com o parque de estacionamento do Teatro-Cine a acolher um baile de danças tradicionais em que a população foi convidada a dançar ao som das sonoridades do DJ Mati@s. Pela mesa de mistura passou, ainda, Surma. A artista apresentou um DJ Set com sonoridades que foram do sírio Omar Souleyman à brasileira Elza Soares, terminando com um coro de vozes a cantar os “Parabéns” ao Teatro-Cine.
O equipamento foi inaugurado no dia 1 de abril de 1923. No ano seguinte, recebeu o nome Teatro-Cine Ferreira da Silva, em homenagem ao ator Alfredo Ferreira da Silva, e foi gerido pela Sociedade Tentativa até à sua aquisição por parte da Câmara Municipal, em 1997.
Ao longo dos anos tem mantido um projeto artístico consubstanciado numa programação e num projeto educativo que se entrecruzam e dialogam. Em 2022, o Teatro-Cine de Torres Vedras produziu, coproduziu e acolheu 170 atividades para quase 22 mil espectadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário