quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Município lança novo site dedicado às Rotas de Proença


A natureza é o pano de fundo para qualquer roteiro em Proença-a-Nova seja a pé, de carro ou de bicicleta em que verbos de ação como passear, caminhar ou pedalar convidam a explorar o território de várias formas. 
Com o objetivo simplificar a procura pelos percursos de natureza existentes no concelho, o Município de Proença-a-Nova vai lançar um novo site denominado Rotas de Proença que irá reunir todos os percursos pedestres, percursos de BTT e percursos para veículos motorizados.
Este novo site, que estará online a partir do dia 17 de dezembro, é uma das muitas iniciativas que o Município de Proença-a-Nova tem promovido de modo a aumentar a atratividade do concelho em várias áreas de interesse, dotando-o de condições para ser um destino turístico de excelência, substancialmente nas áreas do turismo de, e na, natureza associados aos recursos naturais de qualidade ambiental e com forte pendor identitário da região.
Assim, de forma descomplicada, qualquer pessoa que entre no novo site pode selecionar o tipo de percurso, distância e tipo (pedestre, BTT ou motorizado). Cada percurso tem disponível uma ficha técnica com a descrição da rota, o grau de dificuldade, a distância, a duração estimada e a possibilidade de descarregar o ficheiro para gps.
Os percursos pedestres do concelho, marcados segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, oferecem diferentes atrativos para quem se queira fazer ao caminho. Sete dos percursos são de pequena rota e um deles é a Grande Rota da Cortiçada - GR39, com mais de 130 quilómetros, aos quais se juntam ainda seis trilhos pedestres também sinalizados. Os «betetistas» ou praticantes de BTT têm no concelho de Proença-a-Nova condições ímpares para a prática desta atividade, principalmente na vertente de lazer. Estão disponíveis três percursos marcados para a prática de BTT, divididos por grau de dificuldade e na Serra das Talhadas estão disponíveis seis pistas de enduro, de uso livre e gratuito, com quatro graus de dificuldade (fácil, acessível, difícil e muito difícil), num total de 14 quilómetros. A Rota das Memórias é uma rota inclusiva e permite que todos, sem exceção, a possam percorrer num veículo.
Com o objetivo de criar uma comunidade de entusiastas de turismo de natureza foi também criado um grupo no Facebook denominado de Rotas de Proença, ao qual qualquer pessoa pode aderir para partilhar fotos com o hashtag #visitproenca, comentar ou simplesmente tirar dúvidas sobre as rotas.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos


Nenhum comentário:

Postar um comentário