terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Exposição “Economia Europeia” mostra desafios da construção da EU


Iniciativa percorreu bibliotecas de Viseu Dão Lafões e está agora patente em Aveiro.
A exposição “Economia Europeia”, promovida pelo Centro EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, está a percorrer bibliotecas da Região de Aveiro, depois de ter visitado a Rede Intermunicipal de Bibliotecas Viseu Dão Lafões (RIBVDL).

A mostra, desenvolvida por estudantes da Licenciatura de Economia da Universidade de Aveiro, tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para os temas que marcam a agenda da União Europeia e os desafios colocados pela atual conjuntura económica mundial. Entre os assuntos abordados, destacam-se “A Dependência Energética da UE Face à Rússia”, “A Guerra da Desinformação” e “A Transição Climática”.
Depois de ter estado nas bibliotecas de Viseu Dão Lafões, a exposição, composta por 14 painéis, está agora no Centro de Documentação Europeia de Aveiro. Em janeiro, seguirá para a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda e, depois, para a Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologias de Produção de Aveiro Norte.

José Carlos Almeida, Responsável do Centro EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, sublinha que “é missão do EUROPE DIRECT informar e educar os cidadãos sobre os grandes temas que estão na agenda da União Europeia e sobre as problemáticas que afetam a construção europeia nos dias de hoje. Esta exposição é uma forma lúdica e muito interessante de transmitir a mensagem aos cidadãos de Viseu Dão Lafões e da Região de Aveiro. Os temas escolhidos para integrarem a mostra não poderiam ser mais atuais e assertivos. É um serviço público que o EUROPE DIRECT está a prestar às populações”.

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, entidade de acolhimento do Centro EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, refere que "a Exposição Economia Europeia tem percorrido o nosso território fomentado o conhecimento sobre o projeto europeu, município a município, e é com bastante orgulho que vemos o crescente interesse que esta mostra tem gerado em novos territórios".

Recorde-se que a RIBVDL é um projeto que integra as bibliotecas dos 14 municípios da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, tendo como missão promover o trabalho em rede, com vista à melhoria do serviço prestado pelas bibliotecas da região aos cidadãos. Desta forma, contribui para uma maior aproximação à comunidade em geral e para a promoção da coesão e do desenvolvimento do conhecimento da região.

Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

Nenhum comentário:

Postar um comentário