quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

360º - PCP dentro, mas à distância (+ regresso da troika e aviso da Fitch)

360º

Por David Dinis, Diretor
Bom dia!
Enquanto dormia

Morreu o cientista Marvin Minsky, o “pai da Inteligência Artificial” - onde as suas investigações mais influenciaram a ciência moderna. O seu trabalho rendeu-lhe vários prémios, mas sobretudo um reconhecimento mundial.

O iPhone já não é o que era? A Apple reconheceu isso ontem, na apresentação de resultados, e deixou os números de uma estagnação nas vendas do aparelho, desde o seu lançamento em 2007. Os investidores começaram a falar no fim de uma era. Será?

Nem vinho na mesa, nem estátuas nuas. O Governo italiano recebeu o presidente do Irão - na sua estreia europeia - com uma preocupação extrema de não desagradar ao homem que abriu alas a contratos de 17 mil milhões de euros de negócios futuros. Hasan Rohani esteve também com o Papa - e pediu-lhe que rezasse por ele. Tudo contado com detalhe pelo El País.

No futebol, foi noite de Taça da LigaCom o Benfica a chegar à meia dúzia (e às meias-finais); e com o Sporting a vencer (mas ficando pelo caminho). Jesus jura que não desvalorizou a competição - mas vencer a saca-rolhas não chega.
 
Informação relevante
Jerónimo tranquilizou Costa (q.b.) No final do Comité Central de ontem, o líder comunista reconheceu a derrota nas presidenciais (fruto de um voto útil em Sampaio da Nóvoa), mas garantiu que o acordo com o PS não está em causa. A pressão comunista passa agora para o Orçamento - avisando que não aceitará a “pressão e a chantagem” de Bruxelas e  dos mercados e que não abdicará de negociar ponto a ponto.

Tudo tranquilo, portanto? Nem tanto. O PCP excluiu-se das negociações que Governo e BE vão abrir sobre 5 temas sensíveis - incluindo a sustentabilidade da dívida pública. Os socialistas prometem passar toda a informação, antes de fechar conclusões a tempo do OE2017. A história que faz manchete no Observador está aqui.

Hoje, a troika regressa a Lisboa para uma nova avaliaçãocom as reversões de políticas na agenda (e com 12 recomendações antigas na pasta, como lembra o Público).
Ora, a troika chega um dia depois de serem anunciadas mais duas reversões de políticas - no setor da defesa e no retomar das contratações para o Estado. E depois de a Fitch ter ameaçado descer o rating português - caso as suas previsões de que a estratégia não vai correr bem se confirmem.
O PS não gostou de ouvir a agência de rating: confundiu "alhos com bugalhos", respondeu João Galamba. Mas ainda não usou os argumentos que foram ontem dados por um tribunal europeu sobre os resgates (sendo que nem todos funcionam a favor dos socialistas).

Quem está à espreita é a candidata a líder do CDS. Esta noite, Assunção Cristas falou do Orçamento como merecedor de um Óscar pela melhor ficção.
No PS, Francisco Assis reforça as críticas, mas pondo travão a fundo aos que pediam um passo em frente, de desafio a Costa: “Está em aberto. Não decidi o que farei até ao congresso”, diz ao Observador.

Uma notícia desta manhã: o Governo quer mudar a administração da Caixa. E já há nomes na lista, para a primeira de muitas mudanças na liderança dos grandes bancos, como explica o Jornal de Negócios.

Ontem houve um susto no BCP: uma notícia de uma penhora de depósitos, prontamente desmentida pelo banco.

E houve também duas discussões sobre o futuro da banca. Na Faculdade de Direito discutiram-se os dramas da banca nacional. Na Católica, os oradores só quiseram falar do futuro. Adivinhe quem eram os oradores em cada uma.
Numa dessas discussões, foi interessante ouvir o ex-presidente do Banif, denunciando um volte-face do Banco de Portugal e os ziguezagues de Bruxelas.

Já agora um lembrete: hoje ficaremos a conhecer os resultados do Santander (que, com a compra do Banif , já teve uma ajuda aos resultados globais). E também do BPI, logo à tarde. Ficaremos atentos para o informar.

Voltamos às presidenciais?
Marcelo escreveu aos portugueses uma nota de agradecimento simpática, com um "abraço amigo e obrigado" a fechar. E prepara-se para investir na candidatura de Guterres à ONUdiz esta manhã o DN. Mas não vai receber uma pasta vazia de Cavaco Silvaexplica aqui a Helena Pereira - não sabendo ainda se terá que ponderar os argumentos que convenceram Cavaco a vetar a adoção gay.

Mas a preocupação de ontem do Presidente eleito foi esta imagem de uma infração, gravada pela SIC.

Quanto aos outros candidatos, preocupam-se com as dívidas da campanhaNão é a primeira vez, conta o Miguel Santos. Se quiser saber como é distribuída a subvenção estatal aos candidatos, veja este Explica-me (são só 30 segundos).

Outras notícias...
Mais uma sobre Sócrates. A SIC noticiou que o Ministério Público suspeita que o ex-primeiro-ministro influenciou a derrota da OPA da Sonae à PT - combinado com Ricardo Salgado. Sócrates e o ex-banqueiro negam.

Confirmada está a crise na Fundação Ricardo Espírito SantoHá salários em atraso desde dezembro.

Com os nervos em franja está Rui Moreira. O autarca do Porto acusa a TAP de estar a "abandonar" o Porto.

Os nossos Especiais

Conheça o zika, o vírus que assusta o mundo. Os casos de zika continuam a aumentar no Brasil, assim como os casos de microcefalia nos bebés - reforçando esta relação ainda desconhecida. A América já está em alerta por causa do surto. A Vera Novais fez um Explicador sobre a epidemia de que todos falam.

Springsteen, Bowie e a música que derrubou o comunismo. O homem que vai voltar a tocar em Lisboa este ano - e não planeia derrubar nenhum muro. Mas há quase 30 anos, em Berlim, foi diferente. Ele, Bowie e outros tiveram um papel importante no combate à RDA. O Alexandre Homem Cristo pegou nos livros e escreveu o ensaio.
 
Sim (ou 辛), Joaquim conhece os jogadores chineses. "Fez as malas, pôs o bilhete no bolso e lá se enfiou num avião. Uma ou outra escala depois, desembarcou na China. Apenas parou quando chegou a Qinhuangdao, a uns 300 quilómetros de Pequim, onde quis ir deitar o olho a um torneio sub-21. Gostou do que viu, mas, “dos jogadores que queria” mesmo, não conseguiu “trazer nenhum”. Não regressou de mãos a abanar, trouxe um miúdo, só que “não era dos melhores”. Foi no verão de 2014 que o diretor desportivo do Mafra esteve na China e a viagem serviu-lhe para ser o primeiro a levantar o dedo para responder a uma pergunta: “Se há jogadores com qualidade na China para jogar na Segunda Liga? Há, mesmo muitos. Vi com os meus próprios olhos”". O texto sobre a nova polémica no futebol português é do Diogo Pombo.
 
Notícias surpreendentes

E se Mulder esteve sempre errado em relação aos extraterrestres? 14 anos depois, o X-Files voltou com o mesmo elenco, para novos desafios. O reencontro aconteceu ontem. E a Sara Otto Coelho não viu em antecipação, como ler o que dizem os críticos.E vai daí, escreveu isto. E ainda juntou este texto, lembrando 5 teorias da conspiração da primeira versão da série, lá no ido ano de 1993.
Mais velhinho ainda - e em grande forma - é Lucky Luke. O cowboy que dispara mais rápido do que a própria sombra completa agora 70 anos. Foi traduzido para mais de 29 idiomas, deu azo a 3 filmes, 4 longas-metragens de animação e 4 séries de animação para televisão. Mas será que a fama perdura na memória, tanto tempo depois? O Observador preparou um quiz para avaliar a sua memória.

É a história da vida moderna: uns batalham pelo sucesso durante 70 anos, outros ganham-na em segundos. Ora veja o que aconteceu a Cindy Kimberly depois de o cantor Justin Bieber publicar a sua imagem no Instagram.

Famoso, mas com todo o mérito e muito trabalho, ficou este Eco Hotel português, colocado entre os 8 melhores do mundo. Ora veja lá se não apetece.

Falta-me rematar com uma sugestão para o almoço (ou para um jantar retemperador logo à noite). Aqui está o Quentes e bons. 6 novos pratos para provar nos próximos tempos,preparado e condimentado pelo Tiago Pais.

Dito isto, fecho o 360º de hoje. Com a promessa solene de que a nossa procura da fama não passa por conhecer o Justin Bieber, mas sim por muito trabalho - sempre a pensar em si. Aqui estaremos, nas próximas 24 horas, sempre atentos para lhe contar o mais importante, o mais útil e o mais divertido.

Segue um abraço, tenha um dia tão feliz quanto produtivo,
Até já! 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário