1 - Perfil do Poeta:
  1. a) Nome: Paula Laranjo
  2. b) Profissão: Engª Agronómica
  3. c) Residente (localidade): Residente em Faro.
2 - JM. - Como se define em termos de ser humano?
Defino-me como uma pessoa que respeita todo o indivíduo, independentemente da sua condição social. Com um sentido de gratidão para com a vida e desfrutando os momentos com alegria.
3 – JM. – Os autores que mais o marcaram, foram autores poéticos ou outros? Mencione dois ou três.
Desde cedo, aos 13 anos, que me apaixonei pela leitura e foi sem dúvida o escritor Ernest Hemingway, com o seu livro “O velho e mar”, que me cativou. Como autores portugueses, tive como referência Ferreira de Castro e Eça de Queirós.
4 – JM. – De alguma forma estes autores que referiu, o levaram à escrita da poesia? Refira qual o Autor.
A poesia surge em mim, na altura da adolescência, onde comecei a escrever os meus poemas no meu livro em branco. Como referência de autores poéticos, tenho um gosto especial por Florbela Espanca e Sofia de Mello Breyner.
5 – JM. – A aceitação do que escreve poeticamente é analisada por si em que “meios”? ( Facebook, antologias, livros publicados, saraus poéticos e/ou outros).
A poesia para mim, é uma forma de expressão de sentimentos e de olhares. Como tal, gosto de comunicar com o papel e a caneta. Já participei em algumas antologias poéticas:  participação no livro “Apontamentos da Margem” dos Poetas do Guadiana; “Antologia Poetas de Hoje II”, do Grupo Poesia da Beira Ria; “Um Grito contra a Pobreza”, do Grupo Poesia da Beira Ria; “Apenas Saudade”, da  Papel D´Arroz Editora; “Boas Festas” da Silksin Editora; “Um Litro de Lágrimas”da Pastelaria Studios Editora; “Namorar é Preciso”.
6 – JM. – Defina a razão das apreensões e dificuldades que os autores têm na edição dos seus próprios livros.
A edição de um livro é sempre um acto de coragem e amor. Quando alguém decide editar um livro, é porque de alguma forma, quer partilhar com os leitores um pedaço de si. Mas para além do gosto, existem outras considerações que se devem ter em conta, tais como a questão financeira. O empenho e divulgação da obra no pós edição é fundamental, e para isso é necessário que todos os intervenientes neste processo estejam a trabalhar em uníssono, para o sucesso da obra.
7 – JM. – O que encontra de verdade no que escreve para considerar que é um Autor a ser consagrado?
Tudo o que escrevo, é genuíno e sentido. São partilhas, olhares, sentimentos, amores, que eu vou partilhando com o papel. São pedaços de mim que ficam gravados na lembrança de cada um.
8 – JM. – Mencione e transcreva o poema da sua autoria com que mais se identifica com o seu sentido de Autor de poesia.
Vou transcrever uma frase que faz parte de um poema meu e com a qual eu me identifico e faço questão de a praticar:
“Amar
é pintar uma tela
sem nunca a deixar
secar!!”  <3

9 – JM. – Mencione duas ou três razões por que há medo de ler poesia e o facto de os saraus poéticos terem pouca gente. Incentivaria uma escola para declamadores?
Penso que esse conceito, está a ser ultrapassado, e já se começa a vislumbrar novos voos para a poesia. A poesia nem sempre é bem aceite, mas cabe a cada um de nós, divulgá-la e oferece-la aos leitores e aos ouvintes.
Sem dúvida alguma um poema bem declamado, faz toda a diferença!
Incentivo à sua leitura nas escolas,nas bibliotecas, nos lares de idosos, nas prisões, nas rádios e televisões, de forma a perfumar mais a vida das pessoas.
10 – JM. – Que falta de apoios existe para a divulgação da poesia?
A divulgação cabe às editoras que lançam os livros, assim como às entidades competentes (câmaras municipais, juntas de freguesia e associações culturais), o empenho na sua divulgação. Essas entidades possuem os canais próprios e mais rápidos para atingirem um maior leque de leitores e ouvintes.
Os autores sozinhos, têm mais dificuldade na sua divulgação. Para evitar isso, é necessário a articulação entre todos, para o seu sucesso.
11 – JM. Verifica-se que hoje em dia existem uma grande quantidade de editoras. Na sua opinião acha que neste caso o poeta tem mais opção de escolha para a sua divulgação ser um sucesso, ou muitas delas faz dos escritores lucros e números?
É evidente que uma editora possuí outra estrutura organizada, capaz de projetar uma obra, com mais visibilidade. Hoje em dia, existem muitas editoras que lançam novos autores. Mas o importante, é fazer um bom trabalho de divulgação das obras, de forma a que seja projetada o mais longe possível. O autor cria a obra….a editora tem o papel de a fazer crescer!!
12 – JM. Se já editou algum livro refira-nos quais e onde os podemos adquirir?
Tenho dois livros de poesia publicados “Reflexos” da Editora PoesiaFaClube (http://www.poesiafaclube.com/store/paula-laranjo-reflexos), e “Essência da Alma” da editora Chiado. Ambos podem se adquiridos no site das respetivas editoras.
13 – JM. Hoje em dia a divulgação online está muito avançada, possui alguma pagina ou site onde podemos ver algum do seu trabalho literário?
Sem dúvida alguma. Possuo uma página no facebook – Reflexos Poéticos (http://www.facebook.com/reflexos.paulalaranjo), onde vou publicando alguns poemas meus e divulgando o meu percurso poético.
EM BAIXO ESCREVA O QUE ENTENDER SOBRE SI E A ARTE POÉTICA.
Se olharmos com mais atenção, para tudo o que nos rodeia, sentiremos as coisas com mais amor e gratidão. Todos somos poemas! Todos temos a arte de deslumbrar! Só é preciso deixar o amor perfumar a nossa vida!!
Façam da vida uma tela!! Nunca a deixem secar!!!  <3