sexta-feira, 6 de maio de 2016

360º - O que opõe, afinal, os colégios privados ao Governo?

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaAntónio Costa convidou José Sócrates para estar presente na inauguração do túnel do Marão, neste sábado. Não, a sério: convidou mesmo. Sim: convidou. Segundo parece, o primeiro-ministro queria que lá estivessem os seus dois antecessores que tiveram intervenção na obra. Sócrates disse que sim; Passos Coelho disse que não, obrigado.

O PSD admite fazer queixa ao Ministério Público caso Vítor Constâncio insista na recusa em ir à comissão parlamentar de inquérito ao Banif. Há muitas opiniões sobre o tema, por isso o Edgar Caetano decidiu fazer um fact check e a conclusão não foi favorável ao vice-presidente do BCE.

A final da Liga Europa vai ser entre o Sevilha e o Liverpool, que derrotaram, respectivamente, o Shakhtar Donetsk e o Villareal. A equipa espanhola já ganhou as últimas duas edições da competição.

Informação relevanteDezenas de colégios privados estão hoje em protesto contra a intenção do Governo de reduzir o financiamento do Estado aos contratos de associação. O tema tem estado a ser discutido nos últimos dias e, para ajudar a perceber exatamente o que está em causa, a Marlene Carriço preparou um Explicador que responde a 11 perguntas fundamentais. Por exemplo: como são definidas as vagas e as aberturas de turmas nestes colégios? Ou então: porque é que existem zonas com escolas públicas vazias e colégios com contratos de associação? Ou ainda: o ensino nestas escolas é exatamente igual ao praticado nas escolas públicas?
Além deste Explicador, esta manhã pode ainda ler sete análisessobre o tema, de José Manuel Fernandes, Susana Amador, Mário Pinto, Luís Aguiar-Conraria, Fernando Adão da Fonseca, Alexandre Homem Cristo e André Azevedo Alves. É o que se chama "comida para o cérebro".

O CDS apresentou 25 projetos de lei com incentivos à natalidade - e PS, PCP e BE chumbaram 16. Os restantes nove não foram aprovados, simplesmente foram enviados para a comissão respectiva, onde deverão desaparecer. Segundo o PCP, será tudo uma questão de karma: a deputada Rita Rato lembrou que no passado a esquerda apresentou algumas propostas iguais a esta, como o alargamento da licença de maternidade em casos de bebés prematuros, que foi chumbado quatro vezes pelo CDS. No final do debate, Assunção Cristas estava indignada e o CDS lançou imediatamente uma campanha nas redes sociais.

O PSD anunciou que vai apresentar várias propostas de reforma do sistema eleitoral. Uma é a redução do número de deputados. Outra é o sistema de voto preferencial, que permitiria aos eleitores ordenarem a lista do partido em que votam. António Costa já disse que não apoiará a iniciativa do PSD, por causa dos acordos com a esquerda.

O Governo vai discutir hoje várias recomendações sobre o fim das portagens nas antigas Scut. O Governo aceita reduzi-las, mas não acabar com elas. Nem sequer na Via do Infante, que o Bloco queria que fosse tratada como uma excepção.

Uma falha no simulador das Finanças induziu em erro vários contribuintes. Boa notícia: o problema foi resolvido e quem tiver sido prejudicado pode entregar uma nova declaraçãosem qualquer coima.

Os taxistas vão repetir com a Cabify o que fizeram com a Uber: pretendem levar a tribunal a empresa espanholaque chega a Portugal no dia 11 de maio para concorrer na área dos transportes. Neste artigo, a Ana Pimentel e o Gonçalo Correia dão detalhes sobre a forma como funciona esta empresa, semelhante à Uber.

António Saraiva, líder da CIP, faz uma análise pessimista dos desempregados portugueses em entrevista àRenascença: a maioria tem competências "desadequadas" à nova economia - "Qualquer dia, se não soubermos mexer num computador, não comemos".

Luaty Beirão, um dos activistas presos em Angola, está novamente em protesto: desta vez, à greve de fome juntou uma recusa em falar e em vestir-se. As poucas informações que existem indicam que Luaty estará deitado no chão, nu, recusando falar e alimentar-se. A causa próxima de tudo isto é a recusa em ser transferido para o Hospital Prisão de São Paulo, em Luanda.

Paul Ryan, líder dos republicanos no Senado, recusa apoiar Donald Trump. Segundo ele, "não está pronto" para isso (um bom eufemismo). Geroge H. W. Bush e George W. Bush também já tinham dito que não pretendem envolver-se nesta campanha. Trump não ajuda. O site Politico recolheu inúmeras declarações do candidato republicano a contradizer-se sobre vários temas, como aborto, casamento de homossexuais ou defesa. A NATO é um bom exemplo. A 21 de março, disse: "Eu vejo a NATO como algo bom". E a 27 de março, escassos dias depois: "Eu acho que a NATO é obsoleta". A única coisa que se mantém nas duas frases é a palavra "eu".

O brasileiro Eduardo Cunha foi afastado da presidência da Câmara dos Deputados por suspeita de bloqueamento das investigações da operação Lava Jato (ele fala em "retaliação"). O seu substituto é Waldir Maranhão. Note-se que Waldir não éarguido na Lava Jato (ufa!) - mas pode vir a ser, porque as autoridades estão a investigá-lo e noutros inquéritos é suspeito de lavagem de dinheiro (ooooh!)

João Sousa acaba de se tornar no segundo português(depois de Frederico Gil) a chegar aos quartos-de-final de um torneio Masters 1000. O Diogo Pombo conta-lhe passo a passo,neste texto, como foi o jogo. Agora, em Madrid, João Sousa vai jogar contra Rafael Nadal.

Os nossos Especiais

Ontem foi dia de "Big Show Marcelo" nas escolas de Moçambique. Como escreve a Rita Tavares, o Presidente cantou, dançou, tirou selfies, deu beijos, abraçou, cumprimentou centenas de alunos, fez de entertainer e desesperou os seguranças. Sempre sem pressa nenhuma. Quando, olhando para o relógio, o embaixador português lembrou "Senhor Presidente, 40 minutos de atraso", Marcelo respondeu, sem qualquer preocupação: "40 minutos de atraso, o que é isso nesta vida?". De facto, temos que admitir que 40 minutos não são nada.

Notícias surpreendentes

Os passadiços do rio Paiva já estão reabertos - para quem tiver coragem. São nove quilómetros de madeira que exigem uma grande capacidade de resistir às vertigens, como pode comprovar nestas fotografias.

Julia Roberts apareceu na capa da revista InStyle com uma pulseira de ouro e diamantes. Nada de mais, excepto por um detalhe: a joia foi desenhada pela portuguesa Luísa Rosas. Em fevereiro, a designer tinha mandado a pulseira (que custa 9.920 euros) como presente à atriz.

Não gesticule tanto. Não interrompa sempre. Olhe nos olhos.Quem quer aprender a comunicar melhor tem de corrigir os erros típicos dos maus ouvintes. A Ana Catarina Marques, que leu um novo livro sobre o tema (Fale menos comunique mais, de Carla Rocha), explica cinco estratégias que pode usar.

Acaba de estrear no Netflix uma nova série com Gerard Depardieu, "Marseille". Segundo Ana Markl, pode ir deitar-se mais cedo - não a vai querer ver. A série "é um embrulho de coisa nenhuma".

Hoje é sexta-feira (como se fosse preciso dizer-lhe) e, por isso, está na hora de começar a preparar o fim de semana. A Sara Otto Coelho tem sugestões para lhe dar: o regresso do World Press Photo, por exemplo, o fim do festival Dias da Dança, no Porto, ou o Festival da Francesinha, em Lisboa.

E claro que também pode continuar sempre a passar peloObservador. Hoje, e durante todo o fim de semana, vai ter muito para ler.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário