sexta-feira, 6 de maio de 2016

Crise no Brasil: já há portugueses despedidos e a regressarem a Portugal

Imagem:observalinguaportuguesa.org
A comunidade portuguesa no Brasil diz que a crise política passou para a economia. E os empresários lusos também se queixam da crescente falta de clientes.

A crise política que se arrasta no Brasil sente-se cada vez mais na economia e na vida dos brasileiros e dos portugueses que vivem no país. Quem o garante são os representantes da comunidade portuguesa.

Em declarações à TSF, Flávio Alves Martins, o presidente do Conselho das Comunidades Portuguesas e filho de pais portugueses, explica que a incerteza paralisou a economia, aumentou o desemprego e a inflação.

O representante da comunidade explica que os portugueses a viver no Brasil também são, naturalmente, afetados pela crise política que cada vez mais se torna económica. Vários foram despedidos, enquanto outros que tinham fugido da crise portuguesa já estão a regressar a Portugal.

Até importar vinho de Portugal passou a ser um problema

Teresa Morgado é a representante da comunidade portuguesa em São Paulo. Emigrou há 53 anos e é dona de um restaurante.

À TSF conta que nota bem a forma como a crise política já se sente nos hábitos dos brasileiros: "as coisas estão mais caras, as pessoas não saem de casa e os restaurante têm metade dos clientes. O dia-a-dia do Brasil está completamente diferente".

Teresa Morgado recorda que a moeda brasileira desvalorizou, os preços subiram muito e para esta dona de um restaurante português, que só usa produtos vindos de Portugal, até importar vinho passou a ser um problema pois o preço que pagava quase duplicou.


Fonte: TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário