terça-feira, 31 de maio de 2016

COMISSÃO DENUNCIA QUE HÁ DOENTES A PASSAR FOME NO HOSPITAL DE AVEIRO


 
Pollobarba / Flickr
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A Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro denuncia que há “problemas graves na alimentação e higiene dos doentes” dos serviços de internamento do Centro Hospitalar do Baixo-Vouga, fruto da falta de assistentes operacionais.
O alerta feito pela Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro (CUSA), através de um comunicado citado pelo jornal Notícias de Aveiro, já mereceu a “surpresa” da administração do Centro Hospitalar do Baixo-Vouga (CHBV) que refuta as alegações.
A CUSA fala em “problemas graves na alimentação e higiene dos doentes internados no CHBV“, considerando que o número de assistentes operacionais em cada serviço “não é suficiente para alimentar os doentes que necessitam de ajuda antes que a empresa de catering venha recolher o carrinho com os tabuleiros à hora definida”. Assim, constata que há alguns que ficam “com fome”.
Os serviços mais afectados serão os de cirurgia, ortopedia e medicina interna, onde os doentes estão mais dependentes de ajuda. A CUSA refere que em cirurgia e ortopedia, cada assistente tem ao seu cuidado, em média, 14 doentes no turno da manhã e 28 nos turnos da tarde e da noite.
“Esta situação é um atentado não só à dignidade dos doentes, mas também à qualidade dos cuidados de saúde”, afiança a Comissão, realçando que “a falta de recursos humanos aumenta o risco de infecções hospitalares, muitas vezes fatais, e com agravamento dos custos inerentes aos cuidados de saúde”.
Em reacção a estas denúncias, a administração do CHBV mostra “surpresa”, numa nota publicada peloNotícias de Aveiro, sublinhando que não há “nenhuma reclamação registada”, “nem relatos de situações similares à descrita, apresentados pelos doentes ou pelos seus familiares”, durante o ano de 2016.
Os responsáveis do Centro Hospitalar assumem contudo, que os assistentes operacionais “não existem em número ideal”, embora frisando que “cumprem, com profissionalismo e empenho as suas funções” e que são auxiliados por 125 voluntários.
Assim, a administração do CHBV rejeita “categoricamente” as alegações dos representantes dos utentes e lamenta que estes tragam “para a praça pública situações que geram desconfiança e insegurança na população, sem primeiro as expor no local próprio”, isto é, nos órgãos internos competentes.
ZAP

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