quarta-feira, 11 de maio de 2016

360º -- O dia D, de Dilma, as explicações de Câncio e Arlete, a trotskista vigarista


360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Dia D, de Dilma. É hoje. O senado brasileiro vota a continuidade do processo de impeachment. Se o sim vencer, como tudo indica, a presidente será suspensa por seis meses até à decisão final. Dilma recorreu para o Supremo para ainda tentar travar o processo. Seguiremos a votação aqui em direto. Até lá, ficam estas 7 excentricidades e uma virtude da política brasileira para entender melhor o que se está a passar.

As explicações, na primeira pessoa, de Fernanda Câncio sobre a investigação ao caso Sócrates serão outro dos temas do dia. A jornalista, que teve uma relação com o ex-primeiro-ministro, escreve um artigo de 9 páginas na revista Visão em que fala pela primeira vez publicamente do caso. Garante que nunca desconfiou do estilo de vida de José Sócrates por este ter dinheiro de família e um bom salário e que ficou chocada com a sua detenção. "Se fizesse ideia da relação pecuniária entre Santos Silva e Sócrates teria feito perguntas por considerar a situação, no mínimo, eticamente reprovável”, diz.

Bernie Sanders ganhou as primárias democratas na Virginia Ocidental não desiste da nomeação do seu partido apesar do atraso que leva para com Hillary Clinton. Nos republicanos, Trump continua a somar delegados.

O Orçamento está de volta ao Parlamento. O Jornal de Negócios avança que os deputados discutem hoje 20 alterações ao documento aprovado há menos de dois meses. PS diz que maior parte das alterações são gralhas, mas o PSD não o vê da mesma forma e pode exigir retificativo.

No futebol, o DN noticia que a PSP não que este fim de semana as comemorações do título no Marquês de Pombal, em Lisboa, por razões de segurança. Ganhe Benfica ou Sporting, as obras podem fazer com que a festa acabe mal.

O primeiro prémio do Euromilhões, de 73 milhões de euros, voltou a sair em Portugal. Se jogou, vá conferir os números. Boa sorte.


Informação relevante

A guerra na educação a propósito da redução dos contratos de associação agrava-se. O governo diz que por cada turma que não abra nos colégios privados e abra na escola pública poupa 26 mil euros.Passos Coelho volta a carregar nas críticas e fala em interesses corporativos. O Sindicato dos Professores garante que não pressionou o ministro sobre o tema. A Rita Tavares foi ouvir a propósito dois ex-ministro do PS:  Maria de Lurdes Rodrigues e Marçal Grilo não se opõem à revisão da rede escolar, mas diferem nos caminhos: o ex-ministro não considera que devam ser privilegiadas as escolas públicas. Tempo também para a Rita recordar quando Marcelo defendeu o ensino particular.

Maria João Marques e Luís Aguiar-Conraria escrevem sobre esta tema na perspetiva ideológica.

Notícias de geringonça. O Miguel Santos foi olhar para os seis meses de Governo pelo lado do apoio do Bloco de Esquerda e descobriu que há vontade de fazer mais, muito mais. Porque os bloquistas reconhecem as grandes limitações do executivo socialista, mas não estão dispostos a desistir da atual maioria. JáJerónimo de Sousa, reiterou o "não"  do PCP ao euro, e desvinculou-se dos Programas de Estabilidade e de Reformas governamentais.
No IRS, não param os problemas. O Provedor de Justiça quer garantia de igualdade nas deduções de saúde deste ano devido ao que considera ser tratamento “desigual” na consideração de algumas despesas. A Deco diz que recebe 150 queixas por dia.

Em França, o governo invocou o mecanismo especial para aprovar as novas leis laborais sem passar pelo Parlamento. A medida polémica foi sugerida pelo Presidente François Hollande.
O Conselho Superior do Grupo Espírito Santo, onde só tinham assento membros da família, tem a mesma morada que 24 sociedades offshore  reveladas na base de dados dos Panama Papers. Mas José Maria Ricciardi, ex-administrador do GES, desmente a participação em paraísos fiscais.
35 milhões para já. 80 milhões se se cumprirem todos os objetivos.O jovem benfiquista Renato Sanches, o bom chavalo da Musgueira, vai para o Bayern de Munique. É a terceira transferência mais cara de sempre no mundo de um sub-19 e o jogador mais caro a sair da liga portuguesa. Ele despede-se assim.

Outras galáxias. A NASA anunciou ontem a descoberta da maior coleção de exoplanetas de sempre. São 1284, foram encontrados pela missão Kepler, e nove deles estão nas zonas habitáveis das estrelas e têm condições para ter vida.


Os nossos Especiais
Fez ontem exatamente 40 anos que se esteve quase a fazer história. A Liga Comunista Internacionalista (LCI) e o Partido Revolucionário dos Trabalhadores (PRT), partidos trotskistas, apresentavam aquela que podia ter sido, em 76, a primeira mulher candidata à presidência da República portuguesa. Podia porque não foi: Arlete Vieira da Silva não era quem dizia ter sido. Nem tinha passado no PCP, nem era uma anti-fascista, nem tinha sido presa pela PIDE. Tratava-se de uma caloteira acusada de falta de pagamentos e de desviar... frigoríficos. O Bruno Vieira do Amaral lembrou este delicioso episódio da nossa política.

Kerry Kennedy viu o tio, John F. Kennedy, ser assassinado quando tinha 4 anos e o pai, Robert F. Kennedy, ser também morto quando tinha 8. Agora, aos 56, já soma 35 de luta pelos Direitos Humanos. A entrevista da Catarina Marques Rodrigues à ativista e advogada que é presidente da organização Robert F. Kennedy Human Rights.

A Ana Pimentel foi a Braga tentar descobrir porque é que apareceram na cidade 70 startups e 250 empreendedores em apenas dois anos, num investimento de mais de 7 milhões de euros. O que é que Braga tem?, perguntou ela e encontrou tecnologias médicas, nanotecnologia, mobile, arte e investigação.
Não há nevoeiro, mas o D. Sebastião vai voltar à estação do Rossio. Depois de há uma semana, por causa de uma selfie, a estátua de 126 anos que se encontrava à entrada da estação ter sido derrubada ficando destruída sem margem para restauro, foidescoberto o original da escultura. A história, da descoberta e da estátua do nosso Desejado, é da Rita Cipriano.


Notícias surpreendentes

Quando a guerra civil rebentou na Síria, milhões de pessoas atravessaram o mar para se refugiar na Europa. Há 72 anos, eram os europeus que pediam ajuda aos sírios para fugir da II Guerra Mundial. Imagens de agora e de então. A comparação da Marta Leite Ferreira revela terríveis semelhanças.



Durante o dia Shoaib e Abdul são dois meninos normais. Mas assim que o sol se põe ficam paralisados: não falam, não comem, não abrem os olhos. A comunidade médica internacional está intrigada com esta doença nunca identificada.Chamam-lhes os meninos solares.

Numa loja de livros em segunda mão, na Tasmânia, foi encontrado um diário de um oficial do exército inglês que conta os detalhes do cerco anglo-português a Badajoz, na guerra a Napoleão. Um verdadeiro achado.

Outra peça rara é um cravo datado de 1785, da autoria de Joaquim José Antunes, que vai ser leiloado esta quarta-feira em Inglaterra. Apesar de ser das mais importantes do património musical português, só um mecenas pode fazer com que regresse ao nosso país.

E agora algo completamente diferente, mas que é bom ter sempre presente. Oito gestos a evitar a todo o custo para não estragar uma relação. Alguns são mesmo óbvios.

Agora que a Primavera vem mesmo aí (é já este fim-de-semana que acaba a chuva, a sério), que tal uma sugestão para bem comer. Passe o facto de ser bom garfo e boa alentejana, porque vale a pena avisar que o  Zé Varunca, ícone da comida do Alentejo, acaba de reabrir em Lisboa, agora no Bairro Alto (sim, aqui ao lado do Observador).

Apesar de ser uma tentação, descanse que não vamos petiscar sem lhe deixar a melhor informação no Observador. Este texto, e a sugestão, é só mesmo para lhe abrir o apetite. Até lá...

Tenha um dia feliz e produtivo!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário