quarta-feira, 11 de maio de 2016

CHINESES QUEREM INVESTIR 10 MIL MILHÕES EM PORTUGAL (E COMEÇARAM PELO BENFICA)


 
Guo Guangchang, chairman do grupo chinês Fosun
Empresários chineses estão interessados em investir 10 mil milhões de euros em Portugal e um dos seus principais alvos é o futebol. Os primeiros contactos já começaram e com dirigentes do Benfica.
O representante da Associação de Novos Empreendedores de Xangai, Zengh Yonggang, revelou que a entidade pode investir até 10 mil milhões de euros em Portugal em vários sectores de actividade, entre os quais o futebol.
“Gosto de Portugal, de desporto e de futebol. Estamos a estudar o mercado, hoje estivemos a almoçar com Luís Filipe Vieira e vamos estar com Rui Costa“, presidente e administrador do Benfica, respectivamente, começou por afirmar o responsável, que também é o presidente da ShanShan Group.
O responsável adiantou ainda que na segunda-feira esteve reunido com Luís Figo em Madrid e com o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez. “Gostamos muito do futebol ibérico”, revelou, sublinhando que pretendem “iniciar o investimento na Europa a partir de Portugal”.
“Podemos avançar com pequenos investimentos na ordem dos 50 milhões de euros até um total de 10 mil milhões de euros”, adiantou, assinalando que a associação que representa conta com cerca de 2.000 empresários “dos mais fortes da China”.
Para o empresário, “o futebol é um bom sector para investir”, mas, para já, “ainda não há nenhum plano estratégico definido”. “Podemos investir no futebol de formação, mas também na compra de quotas em SAD, bem como participar em operações detransferências internacionais de jogadores”, vincou num encontro com jornalistas numa unidade hoteleira de Lisboa.
Além do futebol, o empresário sublinhou que o grupo também poderá investir nos sectores do imobiliário, antiguidades, turismo, alta tecnologia e financeiro.

“Novo Banco vai ser chinês”

No ponto de mira dos investidores chineses, está também o sector bancário, em particular o Novo Banco, e Zheng Yonggang mostra a confiança de que o futuro dono desta entidade será da China.
O presidente do ShanShan Group confessou que vai manifestar junto do primeiro-ministro António Costa o interesse dos seus associados no concurso do Novo Banco, que decorre até ao Verão, chegando a admitir o regresso da Fosun à corrida.
“Guo Guangchang, opresidente da Fosun, é um dos membros da nossa associação e já está envolvido neste negócio. Sei que ainda não saíram deste projecto”, disse aos jornalistas, frisando que “dentro da associação não vai haver competição de uns contra os outros” neste negócio. “Podemos reunir esforços para o mesmo projecto”, disse.
Zheng Yonggang, que está em Lisboa em representação da Associação de Novos Empreendedores de Xangai, afirmou estar confiante de que “o Novo Banco vai ser comprado por um investidor chinês”.
ZAP / Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário