segunda-feira, 8 de agosto de 2016

CUIDADO COM AQUELE QUE O INFLUENCIA

Todos os homens são seres pensantes. Vemos, ouvimos, analisamos as situações, e agimos de acordo com nosso entendimento. Possuímos livre arbítrio, somos soberanos na decisão do que fazer e de como agir.
Por raciocinarmos, e por possuirmos liberdade de agir, jamais poderemos culpar quem quer que seja, sobre o que acontece conosco, e muito menos sobre as decisões que tomamos.
Nós somos, portanto, os únicos culpados de tudo que nos acontece. E quando não somos culpados, nós sempre temos responsabilidades pelo que nos acontece.
Em Gênesis, capítulo 3, a Bíblia narra sobre a queda do homem. Adão e Eva foram expulsos do paraíso porque transgrediram, eles pecaram via influência assaz nefasta, de uma serpente ardilosa. Foram enganados por alguém que os influenciou, que mexeu com suas emoções, que os derrubou! Enganados por uma mentira sutil! De alguém que sabia o que queria!
“Se comerem do fruto proibido, serão como o próprio Deus”! Esta frase mexeu com as emoções de Eva. E, ela sucumbiu!
Adão foi influenciado pela sua companheira Eva e, quando foi arguido por Deus sobre seu pecado, esquivou-se de sua culpa, dizendo-lhe assim: “A culpa é sua, Deus, porque tu me deste esta companheira, e foi ela que me convenceu a comer do fruto proibido”.
Eva foi influenciada pela serpente e quando arguida por Deus, também se esquivou de culpa, dizendo: “A culpa é da serpente. Foi ela quem me convenceu a comer do fruto proibido. Ela me enganou”.
Ambos foram expulsos do paraíso! Acabou a vida de prazer e alegria! A partir de agora o homem terá que trabalhar, se quiser comer. A partir de agora conhecerá dores, doenças, angústia, opressão, morte!
Tudo perdido em função de uma mentira vil!
Portanto, prezado leitor, tenha sempre muito cuidado com aquele que o influencia, e recorde que os precursores da história da humanidade perderam a glória de Deus porque pecaram, e pecaram porque foram influenciados por outrem.
Influências nefastas causam muita dor, e não raro, causam morte!
Há pessoas muito difíceis de apascentar, e é da natureza humana nos esquivarmos de nossas falhas. Para a maioria, é relativamente fácil tirar o corpo fora e culpar o outro.
Na queda do homem, conforme narrado em Gênesis capítulo 3, é fácil entender que a serpente não tinha culpa nenhuma. Ela exercia o seu papel, isto é, fazer o homem pecar. E ela conseguiu pela sua astúcia!
Como somos seres pensantes, nunca teremos razão ao culpar alguém pelas nossas dificuldades, ou problemas que enfrentamos. Se alguém nos influenciou mal não é justificativa, porque sabemos o que é certo e o que é errado. A Bíblia está plena de conselhos neste sentido.
Ora, qualquer pessoa influencia outras pessoas, e mesmo sem nos darmos conta, influenciamos a vida de muitos outros.
A serpente que fez Eva pecar era muito sagaz e esperta. O inimigo nunca usará ingênuos para influenciá-lo para o lado mau. Para vê-lo cair ele usará toda sua sagacidade e malícia! É próprio do inimigo.
Eva deu ouvidos à serpente, e a culpou!
Adão negligenciou seu papel de sacerdote, e esquivando-se de responsabilidade, culpou Deus!
Gente do céu, há neste mundo, muitos homens omissos e irresponsáveis. Há muitos que cometem transgressões, afrontam, mentem, deturpam, corrompem e infernizam a vida dos seus semelhantes. E eles NÃO assumem os seus erros! Nunca assumem! Mentem sempre...
E continuam mentindo...
Deus julga e julgará culpas e responsabilidades. Ele expulsou Adão e Eva porque os considerou culpados, e os sentenciou.
E teve início a saga da humanidade!
Para nós, já não importa de quem é a culpa. Nós temos a responsabilidade porque somos herdeiros de Adão e Eva e precisamos batalhar pela própria sobrevivência. Nada vem de graça, a partir da queda do homem!
Hoje, delação premiada está em voga, principalmente aqui no Brasil. Sou altamente favorável a este procedimento, e entendo que a Operação Lava Jato, devolverá aos brasileiros o direito de ver justiça cumprida, o direito de ver bandidos no lugar que precisam estar, isto é, na cadeia!
O Brasil quase sucumbiu aos corruptos, meus prezados! É preciso vigiar!
Daí, é mister, recordar o rei Salomão no versículo 10 do capítulo 1, onde lemos: “Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas”.
A nossa vida sempre é o resultado de nossas influências, e é o somatório de nossas múltiplas experiências.
E, em 1 Coríntios 5:9 a 13, está escrito: “Já em carta vos escrevi que não vos associásseis com os impuros; refiro-me, com isso, não propriamente aos impuros deste mundo, ou aos avarentos, ou roubadores, ou idólatras; pois, neste caso, teríeis de sair do mundo. Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador,  com esse tal, nem ainda comais. Pois com que direito haveria eu de julgar os de fora? Não julgai vós os de dentro? Os de fora, porém, Deus os julgará. Expulsai, pois, de entre vós o malfeitor.”
Muito cuidado, meu prezado! Esteja sempre atento com aquele que o influencia...

João Antonio Pagliosa
Curitiba, 09 de agosto de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário