segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Incêndios: Casas “sistematicamente em risco” em Préstimo, Águeda

O incêndio que deflagrou hoje às 04:09 em Préstimo, concelho de Águeda, distrito de Aveiro, está "incontrolável" e com várias frentes ativas, colocando casas "sistematicamente em risco", disse à Lusa o presidente da Câmara de Águeda.

"Estamos a evacuar quem está acamado e aos outros o conselho dos bombeiros e da GNR é que abandonem os seus pertences e casas e saiam", afirmou Gil Nadais, em declarações à agência Lusa.

Destacando a "ventania brutal", associada às muito altas temperaturas, como a principal dificuldade encontrada no combate às chamas, o autarca afirmou que "o trabalho dos bombeiros tem sido só proteger pessoas e casas".

Segundo Gil Nadais, o fogo consumiu um armazém de materiais de construção, mas não há indicações de que tenha sido atingida qualquer habitação. "Já chegou às paredes das casas, mas não arderam", disse.

De acordo com o presidente da Câmara de Águeda, "a situação está incontrolável neste momento", mesmo estando no local "muitas corporações de quase todo o país" e vários meios aéreos envolvidos, que contudo "têm dificuldade em operar por causa do fumo que está no ar".
O incêndio no Préstimo deflagrou às 04:09 e mobiliza neste momento 239 homens, 70 viaturas e dois meios aéreos, de acordo com a informação da página da Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).


Segundo a mesma fonte, os 16 fogos no distrito de Aveiro eram os que mais meios mobilizavam por volta das 12:30, com 16 incêndios rurais "em aberto" que estão a ser combatidos por 691 homens apoiados por 215 meios terrestres e seis meios aéreos.

Aveiro aparece também em destaque na lista de incêndios rurais "importantes" assinalados pela ANPC, com dois fogos, um em Águeda e outro em Arouca.

Estes dois incêndios mobilizam, no total, 485 bombeiros, 156 meios terrestres e cinco meios aéreos.


Fonte e Foto:Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário