segunda-feira, 8 de agosto de 2016

360º - O que se passa com o Deutsche Bank? Mais uma medalha para o mais medalhado, a 19ª de Phelps. E as lições de uma vida, por Obikwelu

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia

Os chineses da Fosun já vieram a Portugal negociar a entrada no BCP. A 'notícia' foi dada por Marques Mendes na SIC, que adiantou que os donos da Fidelidade reuniram o a administração do BCP e com o Banco de Portugal.
O imperador japonês quer reformar-se. Akihito falou, esta madrugada, pela primeira vez no assunto. Numa rara mensagem pré-gravada que foi transmitida na televisão japonesa, o imperador relembrou os seus problemas de saúde, depois de já ter lutado contra um cancro e ainda enfrentar problemas cardíacos.



Nos Jogos Olímpicos, a lenda de Michael Phelps ficou ainda maiorPhelps, o olímpico mais medalhado de sempre, ganhou mais uma medalha, a 19ª!, e provou com o seu exemplo de superação é para valer: foi esta madrugada, na primeira das quatro provas que vai disputar no Rio, a estafeta dos 400 metros, à frente da equipa dos EUA. Nas piscinas do Rio já começaram a cair recordes e recordes na natação.

Quanto aos portugueses, no futebol a seleção nacional foi a primeira a garantir o apuramento para os quartos de final, depois de bater as Honduras por 2-1. As coisas estão também bem encaminhadas para Marco Freitas no ténis de mesa, para José Carvalho na canoagem e para os tenistas João Sousa e Gastão Elias. Hoje entra em campo, ou melhor, no tatami, Telma Monteiro.

Na ginástica, Filipa Martins conquistou a melhor posição de sempre (37º), mas não chegou para ir à final. Antes de entrar no tapete, a ginasta portuguesa contou ao Hugo Tavares da Silva, enviado do Observador ao Rio, as suasinspirações e desafios.

Inspiradora é a história de vida de Francis Obikwelu. Queria ser futebolista, como o pai, como os ídolos da sua Nigéria. Ainda jogou, mas uma lesão atirou-o dos relvados para as pistas de atletismo, onde a velocidade que ganhara a vender pão na rua o lançaram para uma carreira promissora. Alcançou-a só em Portugal, país onde re refugiou. Tinha 15 anos, trabalhou ilegal nas obras, viveu numa barraca, mudou de nome de Francis para John, até que alguém reparou nele e o transformou num dos mais rápidos do mundo. Histórias contadas na primeira pessoa nesta entrevista de vida conduzida pelo Tiago Palma.

Recordação de outro mito, o de Lázaro, o maratonista que morreu aos 24 anos, tombado pelo sol ou algo mais, nas ruas de EstocolmoFoi em 1912, na primeira participação de Portugal nos Jogos Olímpicos da era moderna. 
 
Informação relevante
O que se passa com o Deutsche Bank, ícone da Alemanha do pós-Guerra, uma das instituições financeiras mais poderosas do mundo e coração da banca europeia? O FMI considera-o o maior risco a nível mundial para a estabilidade financeira. Mas se para uns, está falido, para outros é demasiado grande para se deixar falir. O eletrocardiograma feito pelo Edgar Caetano.

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, foi assaltado no BrasilDois jovens, um deles com uma faca, abordaram o ministro e a sua assessora quando chegavam ao seu hotel em Ipanema, no Rio de Janeiro, e roubaram-lhes o dinheiro que levavam. Ninguém ficou ferido, os assaltantes foram detidos e o dinheiro devolvido.

Paulo Portas tem mais um emprego. Depois de se tornar membro do conselho consultivo internacional para a América Latina da Mota-Engil, o ex-líder do CDS vai ser também consultor da petrolífera mexicana estatal Pemex, a maior empresa do México. A polémica voltou a rebentar: como ministro, Portas visitou várias vezes o país, acompanhado de missões empresariais. Ao i, o Bloco diz que isso suscita dúvidas.

O país esteve a arder este fim de semana. O calor abrasador ateou fogos que assustaram sobretudo a norte do país (Aveiro e Gondomar) e obrigaram a cortar o trânsito nas autoestradas. Na A1 não se circulou em pleno por mais de quatro horas, a A41 também foi bloqueada. Muitos dos incêndios são simples desleixo. Daí o pedido para uma maior consciencialização dos cidadãos. Esta manhã, em Arouca ainda há casas isoladas.

A sul, foi uma derrocada na praia que assustou, trazendo à memória tragédias recentes. A arriba da praia Maria Luísa, em Albufeira, tombou, mas sem fazer feridos. Em Benagil, Lagoa, tudo não passou de rumor. Mas ficou o aviso: para os responsáveis e para os veraneantes.

Na Bélgica, o terrorismo voltou a causar alarme. Duas polícias foram atacadas com uma catana em Charleroi, tendo ficado com ferimentos graves. O ataque foi reinvindicado logo de seguida pelo Estado Islâmico. O terrorista foi baleado pela polícia e acabou por morrer.

A Supertaça deu o pontapé de saída para a nova época do futebol. E a nova temporada começou como acabou a anterior: com o Benfica a ganhar. Na vitória por 3-0 frente ao Sp. Braga, brilhou Pizzi. Para a semana, já há campeonato, preparem-se os cachecóis. Em Inglaterra, também na Supertaça,Mourinho estreou-se a vencer pelo Manchester, batendo o Leicester por 2-1.

Na Volta a Portugal, o triunfo foi para o (regressado) FC Porto. Ganhou um português, Rui Vinhas, o que não acontecia desde 2011.

 
Os Nossos Especiais (para Ler no Verão)
Ainda está incrédulo com a subida do IMI para casas com mais sol e melhor vista? É para estar. Mas ao longo da história, o que há mais é impostos que não lembram ao diabo. O José Carlos Fernandes fez uma viagem do passado para o presente, e conta que já houve quem quisesse taxar a beleza (no Japão), quem usasse óleo de fritar mais que uma vez (no Egipto) ou até a urina (no Império Romano). Ou seja, como ele escreve, nunca faltou aos governantes imaginação para esfolar o contribuinte.

Ainda sobre os 50 anos da ponte 25 de Abril, comemorados este sábado, recomendo-lhe algumas leituras de belos trabalhos que publicámos no Observador.

Notícias surpreendentes
Acabou o Sudoeste, o festival que metade adora e outra metade odeia. Agora só para o ano, de 2 a 6 de agosto. Quem lá vai é mesmo uma tribo de mal amados? O Pedro Esteves voltou à Zambujeira do Mar para ver, recordar e comparar como está agora o festival que há 20 anos, na primeira edição, o encantou. E só lamenta não poder ter a mesma idade outra vez. (como é um sortudo, no final do mês passado passou pelo Lollapalooza em Chicago, um dos maiores e mais importantes festivais de música do mundo, e ainda se pôs a fazer comparações. São muitas, pois claro).

O que é que o Algarve tem de novo este ano? A Sílvia Silva e o André Marques foram de Aljezur a Tavira, percorrendo quase 2.000 quilómetros à procura dos novos restaurantes, lojas e bares da costa algarvia que merecem uma visita. Um belo guia para quem está ou vai de férias para sul.

E por falar em férias, já conseguiu desligar? Literalmente desligar do mundo e deixar o telemóvel em casa ou no fundo do bolso ou da mala. Não  consegue ou não sabe como? Há algumas dicas que dão uma grande ajuda. E olhe que, dizem os especialistas, é mesmo importante descansar e ficar offline.

Se anda pelo mundo, talvez já se tenha deparado com alguns destes 28 estilos urbanos ou tradicionais. Uma fotógrafa anda em viagem à procura dos que acha mais excêntricos. Em nome da cultura, da diversão e das boas histórias de rua.
De volta a Portugal para mais uma sugestão. Em Sintra, a vila romântica, há mais que palácios, ruas peculiares, queijadas, travesseiros e muita natureza. Há 20 segredos que vale a pena descobrir num roteiro por locais recônditos que não vêm nos postais.

Descubra também toda a informação no Observador. Vamos acompanhar em direto e ao minuto mais um dia (o terceiro) de provas olímpicas, sem tirar os olhos da restante atualidade. Passe por cá.

Um bom arranque de semana, de férias ou a trabalhar (seja feliz e produtivo)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário