segunda-feira, 8 de agosto de 2016

REINO UNIDO ABRE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL POR FRAUDE, SUBORNO E CORRUPÇÃO NA AIRBUS


 
O Gabinete de Fraude do Reino Unido anunciou este domingo que formalizou uma investigação criminal sobre o grupo Airbus, por suspeitas de fraude, suborno e corrupção.
“Estas alegações estão relacionadas com irregularidades relativas a consultores da empresa“, afirmou o gabinete num comunicado citado pela agência de notícias AFP.
A entidade adianta que deu início à investigação em julho e apelou para que qualquer pessoa com informação relevante a partilhe com as autoridades.
Um porta-voz do gabinete britânico afirmou que detalhes adicionais do inquérito só serão tornados públicos quando for feita uma acusação formal ou se o caso for arquivado.
O construtor aeronáutico europeu Airbus já disse ter conhecimento da investigação, acrescentando que está a colaborar com os inspetores.
“A Airbus foi informada pelo Gabinete de Fraude que foi aberta uma investigação criminal devido a alegações de fraude, suborno e corrupção no negócio de aviação civil do grupo Airbus relacionado com irregularidades de consultores terceiros”, disse Jeremy Greaves, porta-voz da empresa.
Jeremy Greaves acrescentou à AFP que a própria Airbus “detetou este problema” e divulgou-o “por iniciativa própria” às autoridades, acrescentando que isso foi feito no âmbito da política anti-corrupção da empresa.
A Airbus é a maior companhia aeronáutica comercial no Reino Unido, e o seu resultado líquido aumentou 15% no primeiro semestre, face ao mesmo período do ano passado, para 1.760 milhões de euros.
/Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário