segunda-feira, 24 de outubro de 2016

360º -- Que riscos há em tapar o défice com dividendos do Banco de Portugal? E as polémicas do fim de semana

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... dois assaltos a idosas no Algarve fizeram uma vítima mortal e deixaram outra gravemente feridaOs crimes ocorreram em Olhão e Faro e as mulheres, de 82 e 95 anos, foram brutalmente espancadas depois de as suas casas serem arrombadas. A PJ pensa tratar-se do mesmo suspeito.

PJ  que vai investigar os últimos três títulos do Benfica, escreve o JN. Em causa estão crimes de corrupção passiva e ativa devido a ofertas (simples cortesia ou algo mais?) a todos árbitrosdos jogos na Luz.

Se mora em Lisboa, prepare-se para ver muito lixo nas ruas até quarta-feira. A greve dos trabalhadores de tratamento de resíduos sólidos vai parar a recolha diária nas próximas duas noites.

Em França, a selva de Calais começou a ser evacuada.Os cerca de 6.500 imigrantes que viviam (alguns há anos) no campo perto do canal da Mancha vão para centros de refugiados.



Outra informação relevante

De fevereiro para outubro, de um Orçamento para outro, os dividendos a pagar ao Estado pelo Banco de Portugal quase que triplicam. Passam de 186 para 450 milhões de euros e ajudam Portugal a equilibrar as contas do défice e a cumprir as metas de Bruxelas. Mas este valor recorde, que terá sido acertado com António Costa antes do primeiro ministro viajar para a China, está a levantar várias questões. Afinal qual é o perigo de se tapar o défice com os dividendo a pagar pelo banco central?

A polémica do salário do novo presidente da Caixa Geral de Depósitos continua. O fim de semana ficou marcado por uma troca de palavras violenta (para ser simpática) entre Passos Coelho e António Domingues. Em entrevista ao Público, o líder do PSD acusou o Governo de  "gestão desastrosa" no processo GCD, entre outras coisas por ter preparado a reestruturação "por quem nem era ainda administrador do banco", ou seja, antes de António Domingues ter sido aprovado pelo BCE.  Domingues respondeu por carta, negando alguma vez ter tido acesso privilegiado sobre o banco público e acusando Passos de "faltar à verdade". Passos não se ficou e acusou o presidente da CGD de "estar a atirar areia para os olhos das pessoas". Até ao momento em que escrevo, Domingues ainda não tinha feito a quadriréplica.

Para por ainda mais lenha na fogueira, Marques Mendes, na sua tribuna dominical na SIC, veio fazer revelação preocupantes. Mendes lembrou que o decreto-lei de 28 de julho que libertou os novos administradores da Caixa Geral de Depósitos do estatuto dos gestores públicos, para poderem ter vencimentos superiores, criou também um regime de exceção que isenta estes responsáveis de apresentar as declarações de rendimentos ao Tribunal Constitucional. Hoje o Público recorda ainda que Vítor Gaspar propôs igualmente acabar com os limites aos salários na CGD.

Em entrevista ao Vítor Matos e à Rita Tavares, o secretário de Estado que 'move' a geringonça, Pedro Nuno Santos, explicou as grandes polémicas do OE, falou da CGD e fez questão de sublinhar que o PS tem uma visão de sociedade mais próxima do BE e do PCP do que do PSD e do CDS.

Outra polémica, esta voltando a ter José Sócrates como protagonista. O semanário Sol noticiou sábado que o ex-primeiro-ministro pagava 3500 euros por mês a um blogger para veicular opinião e informações favoráveis ao seu Governo, ao PS e a si próprio. Em causa está António Peixoto, que escrevia sob o pseudónimo Miguel Abrantes no blogue Câmara Corporativa e agora é assessor de Fernando Medina na Câmara de Lisboa. Sócrates negou a notícia. O PSD lisboeta exigiu explicações... a Medina.

Olé!, vai haver Governo em Espanha! 308 dias depois das primeiras eleições (e seis meses das segundas), e após uma crise interna que deixou o PSOE sem líder, os socialistas espanhóis decidiram este fim de semana abster-se na segunda votação de investidura. Uma decisão que permitirá a Mariano Rajoy continuar como chefe do governo espanhol. A posição deixou Pedro Sanchéz muito irritado e a prometer vingança.

No futebol caseiro, na frente nada de novo. A surpresa do fim de semana foi para a escorregadela do Sporting em casa frente ao Tondela (o empate só chegou já depois dos 90). Já o FC Portovenceu em casa o Arouca e o Benfica foi ganhar, e fazer história, ao Restelo, batendo o recorde de 15 triunfos consecutivos 40 anos depois de Jimmy Hagan. Lá fora, Mourinho voltou a casa, ao Chelsea, mas acabou humilhado (0-4), enquanto aqui ao lado o Real Madrid recuperou a liderança, mas ouviu assobios.

Mas o desporto ficou marcado por uma transferência de peso no atletismo. Nélson Évora decidiu dar um triplo salto por cima da Segunda Circular, e trocou o Benfica pelo Sporting. No Facebook, explicou a sua opção.

Não, Pedro Dias ainda não foi detido. O suspeito dos tiroteio de Aguiar da Beira continua a monte, agora supostamente por aldeias de Trás-os-Montes, deixando os moradores em sobressalto. E há 7 grandes dúvidas que continuam por explicar neste caso.

Nos EUA, a duas semanas das eleiçõesa vantagem de Hillary nas sondagens subiu para 12 pontos.

Duas opiniões em destaque. No seu diário no Observador, Vasco Pulido Valente escreveu sobre as discussões acaloradas  e sem "boas maneiras ou educação" em redor do OE.  José Manuel Fernandes inquieta-se com o facto de os portugueses parecerem "sonâmbulos" e "iludidos com a aparente doçura da ausência de conflitualidade". 


Os nossos Especiais
Tem quase 96 anos mas mantém uma lucidez imperturbável.Cruzeiro Seixas, artista plástico, poeta, homossexual, um dos expoentes da primeira geração de surrealistas em Portugal, deu uma entrevista de vida impressionante ao Bruno Horta. Onde confessa que se pergunta "todos os dias se ainda vale a pena viver".

Numa outra entrevista completamente diferente à futura mamã Vera Novais, o neuropsicólogo Álvaro Bilbao dá conselhos sobre a educação dos filhos. O principal é lembrarmo-nos que "não há pais perfeitos". E que isso não tem mal nenhum.

Duas pré-publicações que vai querer ler:

Ainda sobre livros, o José Carlos Fernandes parte de "A Retirada", de Michael Jones, para lembrar a batalha que foi o ponto de viragem na II Guerra Mundial. Frente a Moscovo, a imparável máquina de guerra alemã foi forçada a recuar. Porque, afinal, os alemães não eram invencíveis.

Notícias surpreendentes

 À boleia do livro LX 80, terceiro volume da coleção que viaja ao passado para fazer o retrato de Lisboa — e de Portugal — durante várias épocas, a Ana Dias Ferreira sintetizou como foram os 80's nacionais. Tempos em que o Vitinho mandava os meninos para a cama, mas o país estava a acordar. Para a CEE, para o consumo e para um admirável mundo novo

A temporada 7 da série (já de culto) Walking Dead estreou esta madrugada. O Alexandre Borges deixa conselhos para as (bastantes) mudanças em que os argumentistas deviam pensar. Porque as aventuras dos mortos-vivos estão a ficar muito monótonas.

E não é que Leonard Cohen tem um novo disco! Sim, já lhe fizeram tantas vezes o funeral, mas o músico canadiano continua bem vivo. Agora, sem medo da morte, até desafia o Todo-Poderoso para o último combate. 'I Want it Darker' é isso mesmo, conversas de Cohen com Deus no balanço de uma vida. O Bruno Vieira Amaral ouviu e escolheu oito tipos de funerais a quem o disco de Cohen pode ser dedicado. Nenhum é o dele (ou serão todos?).

E que tal ouvir Cohen a beber um Barca Velha? (perfeito, certo?). Ambos têm o dom da imortalidade. A colheita de 2008 do vinho histórico chega agora ao mercado (em 64 anos apenas 18 foram selecionadas) e Ana Cristina Marques aproveitou para contar a história de como nascem estes grandes vinhos.

E pode sempre fazer este programa de sonho num dos 50 melhores bares do mundoDe copo na mão e boa música, certamente que nem a chuva destes dias de outono lhe fará mossa. Seja como for, ficam sugestões de moda para andar debaixo dos pingos sem se molhar

Espere, para tudo ficar ainda melhor, pode ainda apreciar a exposição das melhores fotos da vida selvagem de 2016.

Agora sim, está preparado para arrancar a semana. Aqui noObservador decidimos começar assim: com um teste de vários repórteres ao trânsito de uma Lisboa em obras e cujos transportes públicos estão sob polémica. Iremos dando novidades nas nossas páginas nas redes sociais e logo à noite contamos-lhe o resultado final. Como vê, estamos cheios de boa (e útil) informação. Passe por cá.

Uma segunda-feira feliz e produtiva, ao som de Cohen
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

_________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário