O tempo em que os sistemas de reconhecimento de voz eram sinónimo de palavras completamente trocadas parece ter chegado ao fim. Segundo a Microsoft, a sua tecnologia de reconhecimento de voz já está ao nível dos humanos… ou acima deles.
O reconhecimento de voz é uma tecnologia que há décadas alimenta a imaginação dos utilizadores, e que aos poucos se vai popularizando entre mais e mais pessoas.
Noutros tempos, era algo que podia ser utilizado apenas em situações mais específicas – por exemplo, para pessoas com mobilidade reduzida que preferissem falar a escrever num teclado – e o processo obrigava a sessões de treino para reconhecer a voz cada utilizador.
Actualmente, o reconhecimento de voz já é algo que está ao alcance de um toque num botão nos nossos smartphones, e que conta com todo o poder das “clouds” para uma maior eficiência.
Basta prestar atenção ao processo – por exemplo, na pesquisa por voz da Google – para se constatar que palavras que são inicialmente reconhecidas de forma errada são corrigidas imediatamente, recorrendo ao contexto da frase.
A afirmação da Microsoft de que o seu reconhecimento de voz está ao nível dos humanos, ao ponto de até cometer menos erros na transcrição de conversas do que um profissional, apenas comprova que a utilização da voz como forma de interacção com os computadores se irá tornar cada vez mais importante.
Indirectamente, irá também promover uma alteração profunda a nível dos interfaces – e dos próprios dispositivos.
Coisas que se poderiam considerar essenciais, como ecrãs e teclados, poderão ser dispensados, e os dispositivos mobile do futuro poderão converter-se em simples auriculares que nos permitam ouvir e falar e, caso necessário, apresentar informação visual em qualquer ecrã que esteja por perto.
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