Um novo estudo identificou 234 estrelas entre 2,5 milhões que apresentam um sinal pulsante singular. Os autores do trabalho dizem que esses sinais são semelhantes aos que uma raça alienígena inteligente poderia enviar se quisessem estabelecer contacto com a humanidade.
Ermanno Borra e Eric Trottier, do departamento de Física da Universidade Laval (Canadá), fizeram a análise de 2,5 milhões de espectros e o Sloan Digital Sky Survey (SDSS) – o mais detalhado mapa astronómico tridimensional - foi usado para detetar modulações espectrais.
Segundo os autores do estudo, sinais com o mesmo período foram encontrados em apenas 234 estrelas e não podem ter sido causados por interferência dos instrumentos.
“Estamos a considerar a possibilidade de os sinais serem causados por pulsos de luz gerados por inteligência extraterrestre para nos avisar da sua existência. Os sinais detetados têm exatamente o formato de sinais de ETs previstos numa publicação anterior e estão de acordo com esta hipótese”, afirmam os autores.
Os investigadores fazem a ressalva de que a hipótese precisa ser confirmada com outras pesquisas, e que é possível que os sinais aconteçam por composições químicas muito peculiares numa fração de estrelas da região do halo galático.
Contudo, acreditam que possam estar perante algo extraordinário: “Temos que seguir uma abordagem científica, não emocional. Mas intuitivamente – e são as minhas emoções que estão a falar – tenho uma suspeita muito forte de que seja um sinal de inteligência extraterrestre”, afirmou Ermanno Borra à NewScientist.
Nenhum comentário:
Postar um comentário