segunda-feira, 24 de outubro de 2016

O CÉREBRO DAS MULHERES CRESCE QUANDO ESTÃO MENSTRUADAS


 
Um estudo do Max Planck Institute for Human Cognitive and Brain Sciences, na Alemanha, sugere que a menstruação não altera apenas o aspeto físico das mulheres, muda também o cérebro.
Segundo o LiveScience, os investigadores alemães verificaram que o cérebro das mulheres fica ligeiramente maior quando estão menstruadas.
A alteração é devida ao impacto que os níveis de estrogénio têm no hipocampo. Esta hormona faz crescer ligeiramente tanto a matéria branca como a matéria cinzenta desta zona do cérebro, responsável pelas memórias e emoções.
A conclusão do estudo surgiu depois de terem sido analisadas 30 mulheres, cujos cérebros foram avaliados via scanner ao longo de dois ciclos menstruais. Foram feitas ainda colheitas de sangue para determinar os níveis de hormonas.
“Já foi provado que em cobaias não é apenas a estrutura do cérebro que é afectada, mas também o comportamento cíclico dos sujeitos”, diz Claudia Barth, autora principal do estudo, publicado na revista Scientific Reports.
Embora não se saiba como esta alteração cerebral pode afetar a mulher a longo prazo, os investigadores acreditam que o crescimento pontual do cérebro pode interferir com o comportamento das mulheres durante ‘aquela fase do mês’.
ZAP / Move

Nenhum comentário:

Postar um comentário