sábado, 15 de outubro de 2016

BOB DYLAN ESTÁ A FUGIR DO NOBEL


 
Pete Souza / White House
Bob Dylan, Nobel da Literatura 2016
Bob Dylan, Nobel da Literatura 2016
A Academia Sueca ainda “não conseguiu falar” com o compositor norte-americano Bob Dylan, distinguido na quinta-feira com o Prémio Nobel da Literatura, no dia em que atuou num concerto nos Estados Unidos.
“A Academia falou com o agente de Dylan e com o responsável pela digressão”, disse à France Presse Odd Zschiedrich, chanceler da Academia Sueca, que ainda “não conseguiu” falar com o premiado.
Bob Dylan atuou num concerto, na quinta-feira à noite, em Las Vegas no qual, segundo constataram os jornalistas presentes, cantou mas não se dirigiu ao público nem fez, de forma alguma, qualquer menção ao Prémio Nobel da Literatura.
O jornal Washington Post – que cita amigos e fontes próximas do cantor -, “Dylan manteve-se, todo o dia, em silêncio sobre o prémio”.
Bob Neuwirth, amigo de Bob Dylan, disse ao jornal norte-americano que o compositor “pode mesmo nunca fazer qualquer tipo de agradecimento“.
Todos os anos, os premiados com o Nobel são convidados a receberem o galardão no dia 10 de dezembro, em Estocolmo, pelas mãos do rei da Suécia.
De acordo com a France Presse, a Academia sueca desconhece ainda se Bob Dylan tenciona estar presente.
No ano passado, ao aceitar o prémio MusiCares de Personalidade do Ano, o músico explicou que nunca viu a sua música como algo significativamente diferente ou único na tradição já estabelecida da música folk norte-americana.
Apenas abri uma porta diferente de uma forma diferente“, descreveu, fazendo uma retrospectiva da sua carreira. “É diferente, mas a dizer a mesma coisa. Não pensei nisso como algo fora do comum. Apenas pensava que estava a fazer algo natural, mas desde o início as minhas músicas foram divisivas por alguma razão”, afirmou.
Em 2004, numa entrevista ao programa 60 Minutes, Dylan rejeitou rótulos como “profeta” ou “voz de uma geração”, afirmando que se sentia um impostor “quando as pessoas pensam que és uma coisa que não és”.
Nunca quis ser um profeta ou um salvador“, afirmou ao jornalista Ed Bradley.
Em 1964, o filósofo e escritor francês Jean-Paul Sartre recusou o Prémio Nobel da Literatura no mesmo dia em que foi comunicada a decisão, não tendo recebido as 273 mil coroas suecas, o valor do prémio na altura.
ZAP / Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário