sábado, 15 de outubro de 2016

Taxa turística entra em vigor em Vila Real de Santo António a 1 de janeiro

Resultado de imagem para Taxa turística entra em vigor em Vila Real de Santo António a 1 de janeiro
Depois de Lisboa, Vila Real de Santo António é a primeira autarquia no Algarve a avançar com a ideia. A Câmara Municipal espera arrecadar cerca de meio milhão na taxa turística.
A taxa devia ter começado a ser aplicada no início do verão em Vila Real de Santo António e Monte Gordo. Mas depois de os hoteleiros terem chamado a atenção para o facto de já terem vendido os pacotes de férias sem esse montante incluído, a Câmara Municipal voltou atrás.
Na altura, entre as duas partes, autarquia e setor da hotelaria, foi assinado um memorando de entendimento e ficou decidido que a taxa turística entrava em vigor em Janeiro de 2017.
Luís Gomes, presidente da câmara de Vila Real de Santo António, lembra que a taxa é paga por cada dia de dormida no concelho, embora haja isenções. "A taxa hoteleira é de um euro e não pagam as crianças até aos 13 anos", afirma. Além disso, a cobrança é feita no máximo de sete noites e, entre novembro e final de março, as pessoas com mais de 65 anos pagam apenas 50% de modo a incentivar o turismo sénior.
O concelho de Vila Real de Santo António estima ter anualmente um milhão de dormidas e pensa arrecadar cerca de 500 mil euros com a taxa turística.
Depois de Lisboa, no Algarve esta é a única câmara a aplicar a taxa sendo que o Porto já manifestou também essa intenção, embora ainda sem data marcada para avançar.
Entre Janeiro e Julho, Lisboa conseguiu obter sete milhões de euros de receita.
Fonte: TSF
Foto: Global Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário