sábado, 15 de outubro de 2016

Hora de Fecho: O Orçamento é bom ou mau? Leia 5 respostas

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
José Manuel Fernandes, Luís Aguiar-Conraria, Paulo Trigo Pereira, Ricardo Santos e André Azevedo Alves analisam as novidades do Orçamento. E explicam as suas consequências.
É o segundo OE da "geringonça" mas algumas das medidas acordadas no dia zero entre BE, PCP e Governo ainda não foram cumpridas. As previsões económicas também ficam à margem. Palavra dada foi honrada?
Finanças garantem que contribuintes com imóveis de valor patrimonial abaixo dos 600 mil euros não pagam o novo IMI, mesmo que tenham dívidas ao fisco e segurança Social, e admitem corrigir proposta.
Famílias, pensionistas, trabalhadores do público e do privado. O Orçamento do Estado para 2017 vai mudar a vida de milhões de portugueses. Saiba aqui o que vai mudar para si.
Sobretaxa, escalões de IRS, IRC, impostos sobre o consumo, IMI e demais taxas. As mudanças do Orçamento analisadas pelas principais consultoras do mercado.
OE prevê emissão de 15,9 milhões em obrigações do Tesouro. Simulação indica que emitir às taxas atuais de Portugal implica gastar por ano mais 350 milhões do que se juros fossem os mesmos de Espanha.
Governo está a contar com 450 milhões de euros em dividendos do Banco de Portugal, mais do dobro deste ano. Ou lucros do BdP vão disparar ou Carlos Costa estará a ser menos "prudente".
Mesmo não desaparecendo a sobretaxa, as taxas baixam pelo que haverá algum alívio fiscal no IRS. Entre o sobe e desce dos impostos, contribuintes devem pagar mais 140 milhões em 2017.
Entre os grupos de machos ou de fêmeas de chimpanzé há sempre um líder, mas enquanto os machos lutam para chegar ao topo da hierarquia, as fêmeas aguardam pacientemente o lugar na fila de sucessão.
Uma equipa de investigadores, que inclui cientistas portugueses, verificou que mesmo quando os doentes sabiam que estavam a tomar um placebo reportavam melhorias.
A Saúde volta a receber mais dinheiro em 2017 e o Governo compromete-se a lançar três hospitais. Mas será que o aumento do orçamento se traduzirá em mais cuidados? E chega para pagar as dívidas? 
Opinião

André Azevedo Alves
Esta proposta de Orçamento premeia quem vive mais próximo do Estado e comunica de forma clara e inequívoca que Portugal não está interessado em produtores e acumuladores de riqueza.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O Cardeal Sarah, actual guardião da liturgia católica, propõe-se levar a cabo uma corajosa ‘reforma da reforma litúrgica’, promovendo a aplicação da autêntica interpretação do Concílio Vaticano II.

Ruth Manus
Ser estrangeiro é viver na corda bamba dos sentimentos, na saga eterna dos documentos, na incerteza dos olhares e nas graças dos braços abertos que compensam todo o resto. 

Luis Carvalho Rodrigues
Todos (ACSS, Ordem, sindicatos) sabiam que não haveria vagas suficientes para especialização de todos os candidatos, ao mesmo tempo que defendiam e impunham a obrigatoriedade dessa especialização

Oliver Stuenkel
Com a aproximação do dia em que a China ultrapassará os Estados Unidos como a maior economia mundial, o Ocidente está lentamente perdendo a notável capacidade de determinar a agenda global.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário