quarta-feira, 19 de outubro de 2016

De Manchester a Paris. Uma viagem pelas camisolas mais caras do mundo

manchester-united

O Chelsea foi o último emblema a melhorar o seu contrato de patrocínio do equipamento num mercado que vive uma guerra de preços imparável entre as marcas para vestir as grandes equipas europeias.

Nesta autêntica viagem pelo Velho Continente encontramos valores absolutamente astronómicos pagos pelas maiores marcas do mundo para equipar os colossos do futebol europeu.
1º – Manchester United: 94 milhões/época
O Manchester United rompeu com a escala neste mercado em 2014 trocando a Nike pela Adidas a troco de 940 milhões de euros. Assim, os red devils passaram a embolsar 94 milhões de euros por temporada, convertendo-se no contrato mais caro da história dos patrocínios de equipamentos no mundo de futebol.
2º – Bayern de Munique: 90 milhões/época
O Bayern, cujo contrato de patrocínio de 28 milhões de euros expirava em 2020, renovou com a Adidas na temporada passada e assegurou um contrato de 90 milhões de euros por época até 2030.
3º – Chelsea: 66 milhões/época
O Chelsea surpreendeu tudo e todos rompendo o seu contrato com a Adidas e o seu acordo com a Nike tornou-se oficial no passado dia 13 de outubro. Os blues conseguiram assim um dos contratos mais importantes do mercado com o qual vai garantir 66 milhões de euros por ano até 2032.
4º – Liverpool: 65 milhões/época
O Liverpool trocou a Warrior Sports e começou a vestir New Balance por cerca de 400 milhões de euros para um período de seis anos, conseguindo um mega contrato em torno dos 65 milhões de euros por época
5º – Barcelona: 60 milhões/época
O Barcelona, com a Nike até 2018, melhorou o seu contrato e desde esta temporada a equipa catalã receberá 60 milhões de euros. As negociações com a multinacional norte-americana poderia garantir um contrato até 2028 por uma cifra que podia alcançar os 155 milhões de euros anuais, incluindo 50 em variáveis.
6º – Real Madrid: 40 milhões/época
Os merengues assinaram com a Adidas em 2012 por oito anos até 30 de junho de 2020 e obteve 40 milhões por temporada da marca alemã. Já surgiram rumores de que o novo contrato com a Adidas poderá garantir ao Real Madrid até 150 milhões de euros anuais e 50 milhões em variáveis, especialmente após garantir a décima primeira Liga dos Campeões.
7º – Arsenal: 36 milhões/época
Com um patrocínio que apenas alcançava 10 milhões de euros por temporada, o Arsenal rompeu a sua relação com a Nike em 2014 e assinou um importante contrato com a alemã Puma, que passou a desembolsar 36 milhões de euros para os cofres dos gunners.
8º – Juventus: 24 milhões/época
A Adidas começou a patrocinar a Juventus em 2015 após assinar um contrato de 24 milhões de euros por temporada até 2021 e romper o seu vínculo com a Nike.
9º – AC Milan: 23 milhões/época
O AC Milan mantém o contrato de 10 anos que fechou com a Adidas em 2013 com o qual garante 23 milhões de euros anuais apesar dos dececionantes resultados desportivos das últimas temporadas.
10º – Paris Saint Germain: 23 milhões/época
Em décimo lugar está o atual campeão francês com um contrato em vigor com a Nike até 2022 pelo qual cobra 23 milhões de euros por época, incluindo algumas variáveis. Uma cifra que o dono do PSG, Nasser Al Khelaifi, tentará duplicar no seu próximo contrato com a marca norte-americana.
jornal económinco

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