Ricardo de Sá é um jovem ator e músico português que se estreou no mundo televisivo através do T2 para 3, produzido pela RTP, em 2008. Depois disto, seguiu-se uma popular participação na série Morangos com Açúcar, na TVI, na qual deu vida à personagem “Leonardo”.
Após dar cartas na televisão, a sua estreia no cinema acontece em 2010 na curta-metragem Carne, de Carlos Conceição, seguindo-se O Inferno,  que lhe garantiu o papel de protagonista.
Nesta entrevista, Ricardo de Sá fala-nos um pouco do seu percurso e dos seus objetivos relativamente ao futuro.
ric1
Como é que foste parar ao teatro?
Era miúdo, estava de férias na aldeia dos meus avós e gostava muito de andar de bicicleta. Acabei por parar na Sociedade Recreativa para comprar umas pastilhas e sem querer interrompi um ensaio de teatro de uma peça sobre o 25 de Abril. No dia a seguir estava a fazer de Salgueiro Maia em frente a 500 pessoas. Depois disso e quando já era mais velho quis ir estudar teatro na In Impetus e ESTC e fazer disso profissão.
A música esteve sempre presente na tua vida?
Sempre!
Na série Morangos Com Açúcar conseguiste juntar esses dois talentos. O que significou para ti este desafio?
O início do jogo. O início da minha carreira.
Tens saudades do Léo?
Só me lembro do Leo quando as pessoas falam dele.
A tua personagem foi, sem dúvida, das personagens mais acarinhadas por parte do público da série juvenil da TVI. Consideras que isso teve influência no teu percurso daí em diante?
Claro que sim! Eu sabia que tinha de brilhar logo no meu primeiro papel para garantir o meu futuro.
Televisão ou cinema, qual te cativa mais?
São diferentes. Adoro fazer Televisão mas também gosto muito de fazer Cinema. Adorava fazer tanto Cinema como faço Televisão.
ric2

Relativamente à tua faceta musical, A Tua Cara Não Me É Estranha permitiu-te, certamente, mostrar ainda mais o teu talento nessa área. O que guardas dessa aventura?
Foi uma óptima experiência e adorei fazer parte do programa! Ter ganho várias galas permitiu-me reconhecer o grande carinho que o público tem por mim. Guardo esse carinho com muito orgulho.
Em que é que o Ricardo ator difere do Ricardo músico?
Em nada, a única coisa que difere é que um canta e o outro representa. Existe só um Ricardo que tenta encantar o público com a sua arte.
Que Histórias nos contas no teu recente álbum?
Conto vários momentos da minha vida e histórias que eu vi ou ouvi e tentei retratar tudo isso em musica.
Que música melhor te descreve?
Nenhuma música foi feita com o intuito de me descrever mas sim descrever momentos meus.
 Para terminar, o que nos reserva o Ricardo de Sá para o futuro?
Nem eu sei. Mas estou cá para trabalhar e continuar a criar.

Terminada esta entrevista, resta-me agradecer ao Ricardo pela disponibilidade e, acima de tudo, por ter aceite responder às minhas questões.

Por Cátia Sofia Barbosa, aluna de Jornalismo na UC