segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Iraque lança “batalha final”para retomar Mossul ao Estado Islâmico

Resultado de imagem para Iraque lança “batalha final”para retomar Mossul ao Estado Islâmico
O primeiro-ministro iraquiano anunciou esta noite ter lançado a operação para retomar a cidade de Mossul ao grupo Estado Islâmico (EI).
“A hora zero começou”, afirmou Haider al-Abadi, durante um discurso televisivo. “Chegou o tempo da vitória e das operações para libertar Mossul”, declarou Abadi que se dirigiu aos habitantes da cidade, “declaro o início das operações vitoriosas para libertar-vos da violência e do terrorismo do EI”.
O primeiro-ministro iraquiano garantiu também que, “apenas as forças do exército e a polícia vão entrar dentro da cidade para libertá.la”.
As forças iraquianas, apoiadas por milícias sunitas, as tropas do curdistão iraquiano e a aviação norte-americana iniciaram a primeira fase da operação com o bombardeamento maciço da cidade.
A ofensiva deverá ser levada a cabo em três frentes, a sul, norte e leste da cidade, deixando aberta a frente leste, que conduz à Síria.
Fontes no terreno afirmam que o grupo Estado Islâmico teria colocado blocos de cimento e armadilhado os principais acessos da cidade para evitar a saída dos habitantes, que poderão ser utilizados como escudos humanos pelos combatentes islamitas.
O Secretário da Defesa norte-americano, Ash Carter, afirmou esta madrugada que osEUA, “estão prontos a apoiar o exército iraquiano e os combatentes Peshmerga e o povo do Iraque neste combate difícil”.
A cidade de Mossul foi ocupada pelos extremistas em Junho de 2014, sendo atualmente a maior localidade do país controlada pelo EI, após a derrota do grupo em Faluja em Junho deste ano.
euronews

Nenhum comentário:

Postar um comentário