segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Turismo de Portugal garante que A8 não vai mudar de nome

Resultado de imagem para Turismo de Portugal garante que A8 não vai mudar de nome
Alteração do registo Auto-estrada do Surf causou controvérsia. Não pela alteração em si, mas por uma aparente falta de coordenação.

O Turismo de Portugal emitiu neste domingo um comunicado em que garante que a A8 não irá mudar de nome para Auto-estrada do Surf, desmentindo as notícias publicadas durante a manhã.
"Em virtude de alguns órgãos de comunicação social terem veiculado a notícia da intenção por parte do Turismo de Portugal de alterar a designação da auto-estrada A8, vem este instituto informar que não existe qualquer intenção de alterar a identificação formal de nenhuma auto-estrada nacional, reafirmando o total respeito pela designação prevista para as mesmas no Plano Rodoviário Nacional", refere a nota.
O Turismo de Portugal frisa, no entanto, que "tem em análise diversos projectos de marketing com o objectivo de potenciar ainda mais a realização de inúmeros eventos" ligados à modalidade, embora não explique se a criação da Auto-estrada do Surf se insere nessas iniciativas.
"A par da Austrália, Portugal é o único país do mundo que acolhe todas as competições que integram o leque do surf competitivo internacional (...), o que demonstra a enorme diversidade e qualidade das nossas ondas que fazem do nosso país o melhor destino de surf da Europa", remata o comunicado.
Cerca de uma hora antes, uma fonte governamental tinha garantido que não foi remetido qualquer pedido para mudar o nome da A8, como foi noticiado pelo jornal online ECO e confirmado pelo PÚBLICO junto de uma fonte que não integra o executivo de António Costa.
Em declarações ao PÚBLICO, a referida fonte governamental esclareceu que "desconhecem absolutamente o assunto" e garantiu "que não deu entrada qualquer pedido para alteração do nome da A8", que liga Loures a Leiria e está concessionada a um consórcio liderado pela Brisa.
No entanto, ao que foi possível apurar, o tema foi mesmo discutido em reuniões recentes, embora com entidades públicas ligadas ao Ministério da Economia e não à tutela das estradas, o Ministério do Planeamento e das Infra-estruturas.
O jornal ECO chegou mesmo a escrever que se esperava que o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, anunciasse a alteração na segunda-feira, numa conferência de imprensa do Meo Rip Curl Pro Portugal em Peniche. Esse anúncio está, por agora, descartado, aguardando-se ainda mais esclarecimentos do Governo sobre o tema.
De manhã, quando contactado pelo PÚBLICO, o Ministério da Economia não negou a notícia do ECO. Fonte oficial afirmou apenas: "não há comentários a fazer".
O único comunicado que a tutela de Caldeira Cabral emitiu até agora foi enviado para as redacções pouco depois das 20h, mas nada refere em relação à chamada ASurf, que está a gerar controvérsia ainda antes de nascer.
Na nota, refere-se apenas que o ministro estará presente na conferência de imprensa e estima-se que a modalidade "gere para a economia portuguesa cerca de 400 milhões de euros por ano, levando às praias portuguesas mais de 200 mil praticantes nacionais e estrangeiros".
A mudança do nome da A8 para Auto-estrada do Surf, por atravessar os principais locais em que o desporto é praticado em Portugal (Ericeira, Nazaré e Peniche), poderia eventualmente obrigar a um procedimento formal. Ou poderia simplesmente ser feita através de campanhas de marketing que ajudariam a potenciar a capacidade que o surf tem demonstrado na atracção de turistas.
No ano passado, e segundo os números recuperados pelo ECO, o impacto económico da etapa co circuito mundial de surf em Peniche foi superior a 10,5 milhões de euros, com os gastos médios por dia dos cerca de 100 mil visitantes a rondar os 77,5 euros.

Fonte: Público

Foto:JN

Nenhum comentário:

Postar um comentário