segunda-feira, 17 de outubro de 2016

360º - SMS, mails e telefonemas: os bastidores da negociação do Orçamento

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
... continuou a busca pelo fugitivo de Aguiar da Beira. Pedro Dias reapareceu ontem em Arouca, distrito de Aveiro, onde terá assaltado uma casa e um carro e sequestrado duas pessoas. O automóvel roubado seria mais tarde avistado em Vila Real. Um médico e amigo do suspeito de homicídio falou ontem à noite à comunicação social: "O apelo que faço, espero que ele me oiça, com a amizade que tenho por ele, é que apareça, que se entregue e acabe com o sofrimento da família…"

Os fugitivos de um assalto no Barreiro também continuam desaparecidos. Uma troca de tiros que envolveu a polícia e um grupo que tentava roubar uma carrinha de valores provocou um morto e um ferido entre os assaltantes. Dois polícias ficaram feridos. Ainda há cinco suspeitos a monte.

O PS renovou a maioria absoluta nos Açores, com 46,4% dos votos e 30 deputados - menos um do que até agora.Com o PSD a perder também um mandato, o CDS e o BE ganharam um novo deputado cada. A abstenção chegou aos 59,16%, um recorde em eleições regionais nos Açores.


Informação relevante
Os bastidores do orçamento. O que já se sabe: o resultado final das negociações do Orçamento, com medidas que têm sido analisadas ao milímetro. O que ainda não se sabia: como correram essas negociações nos bastidores. A Rita Tavares passou os últimos dias a falar com vários dirigentes da esquerda para poder contar os detalhes do que se passou - este Orçamento obrigou a muitas trocas de SMS, mails e telefonemas.

O ministro das Finanças aceitará, no debate sobre o Orçamento na especialidade, uma "melhoria de matérias que possam não ter ficado absolutamente claras", mas, em entrevista ao Negócios (link só para assinantes), avisa que há uma "restrição orçamental muito bem definida".

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares faz o mesmo aviso. Pedro Nuno Santos diz que pode haver novas propostas no debate na especialidade, mas "nada com uma dimensão que ponha em causa o exercício orçamental". O secretário de Estado está seguro de que o Governo "dificilmente terá problemas" com Bruxelas. As declarações foram feitas numa entrevista ao Público.

Nos últimos dias já se escreveu muito sobre o Orçamento do Estado, mas há análises a que vale a pena estar atento, como estas no Observador:


Ainda no Observador, uma chamada de atenção para uma estreia muito esperada: Vasco Pulido Valente começou a escrever o seu Diário, que será publicado todos os domingos. Só alguns excertos.
Sobre António Guterres: "Por acaso conheço a criatura. É um homem fraco, influenciável, indeciso e superficial. A crónica amnésia deste país fez desaparecer numa semana de glória o péssimo governo que ele dirigiu".
Sobre José Sócrates: "O problema de Sócrates é que está morto, intelectual e politicamente morto, e se recusa a reconhecer esse facto simples. A agitação em que anda chega a confranger. Sossegadinho na Covilhã ou no diabo ficava melhor".
Sobre as eleições americanas: "O debate entre Trump e Clinton não passa de uma zaragata de bordel".

A Fertagus vai lançar uma campanha para apelar a que as pessoas tomem o pequeno-almoço antes de apanharem o comboio. Há cada vez mais casos de indisposição que provocam atrasos, segundo a TSF e o Público

Um estudo do Conselho Nacional de Educação chama a atenção para um problema nas salas de aula: quanto mais velhos são os professores, maior a indisciplina. Isso é ainda mais relevante porque em Portugal há um envelhecimento crescente do corpo docente.

A revelação foi feita numa conferência pública: Adélio Neiva da Cruz, diretor das Secretas, afirmou que há portugueses que se radicalizaram em Portugal por influência do jihadismo islâmico. A notícia é do DN.

Está em curso a batalha pela conquista de Mossul ao Estado Islâmico. O secretário da Defesa dos Estados Unidos explicou que esta operação militar é decisiva para se conseguir derrotar o grupo terrorista.

Nos Estados Unidos, continua a comédia: agora, DonaldTrump insinuou que Hillary Clinton estava drogada no último debate e pediu um controlo anti-doping antes do próximo frente a frente, esta semana. Não deve surpreender ninguém de bom senso que a candidata democrata esteja cada vez mais à frente nas sondagens.

Foi há 31 anos: Carlos Manuel marcou um golo inesquecível à Alemanha e conseguiu o apuramento de Portugal para o Mundial-86. Rui Miguel Tovar, que não esquece nada, lembra aqui aquele golo de sonho.


Os nossos Especiais
Pedro Hispano foi o português com mais poder no mundo antes de António Guterres chegar à ONU. Ficou para a História como João XXI e o historiador Armando Norte, que acaba de publicar uma biografia sobre ele, escreve um artigo exclusivo no Observador sobre a vida do único Papa português.

O Tiago Pereira, editor de Cultura do Observador, aproveitou uns dias de férias para ir ao melhor restaurante do mundo. A Osteria Francescana fica em Modena, Itália, e o menu de degustação custa 250 euros por pessoa. Leia aqui se valeu a pena gastar o dinheiroSpoiler alert: as lentilhas não eram grande coisa.


Notícias surpreendentes

São fotos absolutamente deslumbrantes do dia a dia em Portugal nos anos 60. Foram tiradas pelo fotógrafo americano Neal Slavin, que andou pelas ruas de Lisboa com uma máquina na mão. Agora, voltou à cidade para ver o que mudou e falou com a Rita Garcia. O artigo é para ler - Neal Slavin conta grandes histórias; e para ver - mostramos várias fotografias que ele tirou em 1968.

“Para Aquela que Está Sentada no Escuro à Minha Espera”, o novo romance de António Lobo Antunes, só chega às livrarias amanhã. Mas o Observador faz já a pré-publicação de um dos capítulos. Começa assim: "Em Faro tínhamos um quintal pequeno nas traseiras no meio dos quintais pequenos dos vizinhos a seguir à porta da cozinha e ao tanque de lavar roupa no qual a minha mãe se debatia com um alguidar de lençóis e pijamas".

Como se faz um bom pão (ou um pão bão)? Mário Rolando explica. Ele trocou a advocacia pela cozinha e desde então tem usado farinhas biológicas moídas a pedra, fermentações longas e massas-mãe selvagens. O Tiago Pais conta o resto.

No último dia do Portugal Fashion, Katty Xiomara e Luís Buchinho apresentaram as suas coleções no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. A Ana Dias Ferreira mostra as novidades.

Sim, a Natureza também tem sentido de humor - e o concurso "Comedy Wildlife Photography Awards" quer mostrar isso mesmo. Mostramos aqui algumas das imagens mais engraçadas.

E agora enfrente, bem acordado, mais uma segunda-feira. Já sabe que pode sempre voltar aqui ao Observador para ficar a conhecer as últimas notícias.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário