segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Crimes xenófobos sobem no Reino Unido com o Brexit

Resultado de imagem para Crimes xenófobos sobem no Reino Unido com o Brexit

Relatório difundido pelo Ministério do Interior dá conta do agravamento da situação depois do referendo de 23 de junho que levou ao Brexit.


Um relatório divulgado pelo Ministério britânico do Interior revela que os crimes xenófobos e racistas estão a aumentar no Reino Unido desde que ficou decidida a saída da União Europeia, no referendo realizado a 23 de junho. O documento aponta para um crescimento de 41% em julho quanto aos crimes de ódio por comparação com igual mês de 2015.
No mês seguinte ao referendo foram cometidos 5.468 crimes de ódio, classificação em que as forças policiais também colocam as malfeitorias relacionadas com coletivos definidos pela origem de país.
Refere o relatório que as indicações se “encaixam no padrão amplamente denunciado sobre um incremento nos crimes de ódio após o referendo europeu” e, embora se saiba que registaram descida em agosto, mesmo assim permanecem acima dos níveis existentes antes do referendo.
Para Bernard Hogan-Howe, alto responsável da polícia, “não pode atribuir-se tudo ao Brexit, mas existe um evidente reforço depois do referendo, tendo particularmente como alvos preferenciais cidadãos de origem do Leste europeu”. Já Amber Rudd, ministra do Interior, clarificou: “O ódio não tem lugar neste país. Por entre estes episódios inqualificáveis, é bom saber que a ação do Governo está a funcionar e que cada vez mais vítimas encontram confiança para denunciar este tipo de crimes.”
Jornal económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário