domingo, 27 de novembro de 2016

Imagens de Aveiro que nos levam a reflectir

Este painel publicitário que deixou de funcionar à muito tempo, provavelmente vai para museu, pela sua localização, junto ao teatro Aveirense ainda não incomodou os serviços da presidência camarária.


Que não falte bons sentimentos. Que nos falte egoísmo. Que nos sobre paciência. Que não nos falte esperança. Que cada caminho escolhido nos reserve boas surpresas. Que cada um de nós saiba ouvir cada conselho dado por uma pessoa mais velha. Que não nos falte vontade de sorrir. Que nenhum de nós se esqueça da força que possui. Que não falte fé e amor. Caio Fernando Abreu
Património do Estado vendido ao desbarato, refiro-me aos CTT, desde que passaram para o privado a qualidade de alguns serviços entraram em decadência.
A Barbearia Ideal funciona num prédio antigo cujo estado de conservação entra pelos olhos adentro, se não for alvo de obras de beneficiação constitui um perigo dentro de poucos anos.
Na Pastelaria Dourada decorriam à uns 30 anos as famosas Tertúlias de jornalistas, escritores, pintores, advogados entre outros. Hoje é um excelente espaço para almoçar, chá entre amigos.
Ainda na Rua dos Combatentes da Grande Guerra, abriu uma loja de produtos agrícolas de excelente qualidade, trazendo-nos à memória as lojas antigas com uma decoração típica que vão escasseando. Fiz uma visita, e bem impressionado.
No mesmo sentido abriu um novo espaço comercial
Aqui temos as montras da Loja do Fernando, estabelecimento com história, único pronto a vestir ali existente, quando já existiram mais de meia dúzia, tal como a Óptica Nascimento.
Galerias José Estêvão, já com uma montra decorada com luzes de Natal.
Pássaro de Seda, loja com produtos regionais, artesanato e outros de bom gosto, onde vale a pena comprar neste Natal.

Passear ao domingo de manhã por algumas ruas da cidade de Aveiro, com o objectivo de observar o estado de conservação de alguns prédios, deixa-nos contristados.
As imagens aqui disponibilizadas vão no sentido de mostrar algo de mais interessante, não dando importância ao menos bom, desse lado já todos os conhecem, são espaços comerciais desocupados no presente, mas, no passado recente estavam preenchidos com tudo o que melhor se podia oferecer aos clientes, nomeadamente na época que se aproxima.

A Rua dos Combatentes da Grande Guerra, até às Galerias da Santa Casa de Misericórdia é um exemplo do que aqui escrevo.
São estes estabelecimentos resistentes naquela artéria que no passado recente registava um movimento impressionante. Localidade muito procurada por clientes das mais diversas localidades da região de Aveiro.
Por vezes dou comigo a interrogar-me: se Aveiro não tivesse a Universidade e a pujança turística da Ria com os Moliceiros, o que seria então? Resta saber se os responsáveis administrativos da cidade se interrogam sobre esta realidade?

J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário