domingo, 27 de novembro de 2016

Hora de Fecho: Pré-publicação. As confissões de Elena Ferrante

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
A 29 de novembro é editado "Escombros", livro de 2003 que agora é traduzido para português. É um conjunto de escritos pessoais da autora italiana cuja verdadeira identidade continua desconhecida.
Sem Fidel, como serão as relações entre Cuba e os EUA de Donald Trump? A liberalização económica continuará? Quem virá depois de Raúl? E o que acontecerá à esquerda populista?
Tudo começou com uma carta escrita em mau inglês a um Presidente americano. E acabou num discurso onde a última palavra era "fim". O que houve pelo meio?
Há 50 anos abriu o Penina, o primeiro campo de golfe relvado com hotel no Algarve, um paraíso para golfistas. Mas no início era só um campo de 9 buracos, um burro caddie e uma música de um Beatle
O piloto alemão acabou o Grande Prémio de Abu Dhabi em segundo lugar e garantiu o primeiro campeonato mundial da carreira. Lewis Hamilton, companheiro de equipa, é vice-campeão.
No dia em que se decide o título de campeão da Fórmula1, lembramos o dia em que o Estoril serviu de palco à decisão do campeonato entre Niki Lauda e Alain Prost. Falámos com quem lá esteve em 1984.
A imprensa suíça escreve que o motivo é o facto do ex-presidente da Comissão Europeia ter aceitado um emprego na Goldman Sachs. Mas o vice-reitor da universidade diz que a saída já estava prevista.
Antigo primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi apelou hoje para o voto no "Não" no referendo de 4 de dezembro sobre a reforma constitucional e disse estar disponível para voltar a ser candidato.
Há uma ave que consegue voar durante meses sem pousar. As bananas são bagas, mas as framboesas não. Os bebés têm ouro no cabelo quando nascem. Sim, o mundo é estranho. Quer provas?
Foi descoberta uma tribo na Floresta Amazónica que nunca contactou com ocidentais. É constituída por 100 pessoas e está a ser ameaçada por mineiros ilegais. 
Opinião

José Manuel Fernandes
O balanço de quase 57 anos de castrismo é trágico. Inimigo das liberdades, apenas ofereceu ao povo uma pobreza resignada. Por isso é intolerável a duplicidade moral com que avalia o legado de Fidel.

João Marques de Almeida
Agora que a esquerda descobriu um novo Hitler nos Estados Unidos e Merkel se tornou uma anti-fascista, será que Louçã e as suas discípulas ainda vão olhar para a chanceler como a nova Rosa Luxemburgo?

Luis Carvalho Rodrigues
Há cem anos que psiquiatras e cientistas sociais tentam afirmar a sua autoridade, dando ar “científico” a temas eminentemente políticos. Sabemos os desvarios a que essa ânsia conduziu no século XX.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Esta nova tradução da Bíblia de modo nenhum é a última e definitiva versão: não é “a” tradução, mas mais uma, a juntar a muitas outras, piores e melhores, anteriores e posteriores.

André Azevedo Alves
Dificilmente a situação dos transportes públicos será factor determinante do sentido de voto a nível nacional, mas já será mais plausível que possa ser factor relevante a nível municipal.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário