quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Governo quer subir preço da água para reabilitar rede

Resultado de imagem para Governo quer subir preço da água para reabilitar rede
O secretário de Estado do Ambiente defende que os custos das tarifas não são cobertos e que as empresas de serviços de águas cobram abaixo do que é necessário.
As tarifas da água devem subir para fazer face aos custos de, por exemplo, reabilitar as redes. É o que defende o Governo português, nas palavras do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.
“Em Portugal, a maioria das tarifas praticadas não cobre os verdadeiros custos dos serviços de águas e águas residuais”, explicou o governante ao “Diário de Notícias”. Na sua perspetiva, “as entidades gestoras” de serviços de águas “estão a cobrar tarifas abaixo do necessário”.
Segundo esclareceu ao DN, a proposta do executivo está relacionada com o relatório intercalar do Grupo de Apoio à Gestão do Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais – Pensar 2020, cuja apresentação é feita esta quinta-feira.
O relatório em questão sublinha também aspetos como o “elevado” nível de perdas de água e o “número de colapsos estruturais de coletores”, que o secretário de Estado do Ambiente considera sinónimo da “fraca” capacidade financeira de muitas empresas do setor.
“O que estamos a pugnar é que as tarifas se aproximem daquilo que são tarifas que permitam cobrir custos, nomeadamente custos com a reabilitação”, acrescentou, em declarações ao mesmo jornal.
económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário