quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Vox Caeli, Grupo Coral Nossa Senhora do Ó e Canticus Camerae assinalam Natal na Igreja Paroquial da Tocha

No próximo dia 17 de Dezembro, sábado
Resultado de imagem para Igreja Paroquial da Tocha
O Coro Vox Caeli, o Grupo Coral Nossa Senhora do Ó e o Canticus Camerae são as formações coralistas intervenientes no encontro de coros que, no próximo sábado, vai assinalar o Natal na Igreja Paroquial da Tocha. Agendado para as 21h00, o evento realiza-se no âmbito do programa de animação de natal promovido pelo Município de Cantanhede, neste caso em parceria com a Junta de Freguesia da Tocha e a Paróquia da Tocha. O alinhamento do concerto inclui a interpretação de canções de Natal do cancioneiro popular português e músicas alusivas à quadra de prestigiados compositores, como Leonard Cohen, John Newton, Frank Pourcel e Paul Mauriat, entre outros.
Resultado de imagem para Igreja Paroquial da Tocha
Sobre o Coro Vox Caeli
O Coro Vox Caeli foi fundado a 15 de novembro de 2014, na cidade de Cantanhede. É dirigido pelo maestro Bruno de Lima Pinto e integra 45 elementos provenientes de Cantanhede, Cordinhã, Outil, Pena, Póvoa da Lomba e Vila Nova.
Constituído por vozes mistas, dedica-se essencialmente à divulgação da música sacra portuguesa e estrangeira, tendo tido a sua primeira apresentação pública a 30 de novembro de 2014, na Capela de Nossa Senhora da Misericórdia, na Varziela, Monumento Nacional desde 1910.
Desde então, tem participado em diversas atividades em Portugal continental, ilhas e no estrangeiro – Igreja de S. Miguel do Castelo de Penela; Santuário do Menino Jesus de Praga, em Marco de Canaveses; Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga; Santuário de Nossa Senhora de Fátima, Leiria; na Sé Catedral de Viseu, integrada nas festas da cidade; Misa del Peregrino con Botafumero, na Catedral de Santiago de Compostela, Espanha; Igreja Matriz do Bom Sucesso, na Figueira da Foz; Lar da Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede; Canto das Laudes de Sexta-Feira Santa e participação no Tríduo Pascal, na Igreja Matriz de Cantanhede; Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres 2016, no Santuário do Senhor Santo Cristo, na Ilha de S. Miguel, Açores e no Campo de São Francisco, em Ponta Delgada, Açores, com transmissão televisiva; no Santuário do Divino Senhor da Serra, em Miranda do Corvo – Semide.
Sobre o Grupo Coral Nossa Senhora do Ó
Dirigido pelo maestro Norberto Laranjeiro, o Grupo Coral Nossa Senhora do Ó iniciou a sua atividade em dezembro de 2008, única e exclusivamente como coral litúrgico, destinado a animar a Eucaristia Vespertina da Igreja Paroquial de Ançã, preenchendo desse modo uma lacuna existente, de há muitos anos a esta parte. Para a iniciação do grupo foram convidadas algumas pessoas, a que outras se juntaram, e iniciaram-se de imediato os primeiros ensaios com vista à sua formação.
Segundo os seus responsáveis, trata-se de um grupo simples que tem procurado evoluir o mais possível dentro das suas capacidades humanas e técnicas. Além da Eucaristia semanal, conta já com várias participações na Igreja local e noutras, em diversas atuações para que tem sido convidado.
Como complemento deste trabalho, o grupo gravou um CD com temas cantados pelo povo de Ançã ao longo dos anos, de modo a ficarem registadas em áudio, aquilo que foram, e são, bonitas canções e poemas criados por músicos ançanenses, já falecidos,
Como o Padre José Pata, Artur Salguinho, Guilherme Marques, José Negrão, entre outros. A denominação do Grupo é um louvor a Nossa Senhora do Ó, padroeira de Ançã.
Sobre o Canticus Camerae – Coro de Câmara da Assembleia Figueirense
Formado em 2006, é dirigido pela maestrina Alexandra Curado e integra 16 vozes mistas, distribuídas por quatro naipes, que se fazem acompanhar normalmente por piano, flauta transversal e violino.
O coro de câmara tem participado, em toda a região centro do país, em concertos a sós ou em parceria e contribuído para prestar maior solenidade a cerimónias religiosas e profanas.
Para além de organizar anualmente o concerto de música sacra, para o qual convida grupos congéneres, colabora, assiduamente e em parceria, com o coro Infanto/Juvenil Pequenas Vozes da Figueira da Foz, numa perfeita simbiose intergeracional.
Com o apoio da Fundação Inatel – Agência de Coimbra – apresenta e interpreta repertório variado que inclui Jazz, Gospel e Pop, passando pela música brasileira, recorrendo a harmonizações de vário autores vários, bem como por obras de carácter religioso e clássico, incluindo peças próprias da celebração da Eucaristia e repertório temático de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário