sábado, 3 de dezembro de 2016

NAVE ESPACIAL RUSSA PROGRESS EXPLODIU NA ATMOSFERA


 
A nave russa Progress MS-02 a aproximar-se da Estação Espacial Internacional
A nave russa Progress MS-02 a aproximar-se da Estação Espacial Internacional
A agência espacial russa Roscosmos confirmou que a nave espacial Progress MS-04, que ia abastecer a Estação Espacial Internacional, explodiu na atmosfera pouco depois do seu lançamento, nesta quinta-feira.
A Progress foi lançada a partir de Baikonur, no Cazaquistão e após 6 minutos e 22 segundos deixou de enviar dados via telemetria. As estações confirmaram que o veículo não entrou na órbita calculada.
“A perda da nave Progress ocorreu a uma altitude de 190 quilómetros acima da área montanhosa deserta em Tuva, e a maioria dos fragmentos explodiu na atmosfera“, disse a Roscosmos.
A nave perdida, que em princípio estará destruída, levava 2.6 toneladas de comida, combustível e outros mantimentos para os tripulantes da Expedição 50 da EEI, composta pelo francês Thomas Pesquet, os norte-americanos Peggy Whitson e Shane Kimbroughet, bem como os russos Oleg Novitski, Serguei Ryjikov e Andrei Borissenko.
“Este acidente não afetará as operações rotineiras a bordo da Estação Espacial Internacional e não ameaçará a vida da tripulação da estação“, diz o comunicado.
Thomas Pesquet, membro da tripulação da Agência Espacial Europeia, ofereceu garantias do bem estar da tripulação através de uma publicação no Twitter.
“O voo espacial é algo difícil, lamento ouvir as notícias @roscomos. Estamos bem e tudo irá funcionar direito até que a próxima nave de abastecimento chegue”.
Anteriormente, em entrevista à RIA Novosti, um funcionário da Roscosmos disse que o veículo teria ficado descontrolado após a perda da telemetria, a bordo de um foguete Soyuz-U.
Este é o segundo lançamento fracassado de uma nave de carga Progress em menos de dois anos. Em abril de 2015, uma nave Progress desintegrou-se no ar após o lançamento – uma falha que a Rússia atribuiu a um problema no foguete Soyuz.
Deverá ser lançada outra nave no próximo dia 9 de dezembro, para reabastecer a Estação Espacial Internacional.
ZAP / Sputnik News

Nenhum comentário:

Postar um comentário