sábado, 3 de dezembro de 2016

MAHA VAJIRALONGKORN PROCLAMADO REI DA TAILÂNDIA


 
Rungroj Yongrit / EPA
-
O príncipe herdeiro da Tailândia foi proclamado rei esta quinta-feira, 50 dias depois da morte do seu pai, Bhumibol Adulyadej, que faleceu após sete décadas no poder.
A cerimónia decorreu no seu palácio de Banguecoque e os templos budistas em todo o país foram convidados a bater tambores e gongos depois da proclamação de Maha Vajiralongkorn.
“Respondi positivamente aos desejos do defunto rei, pelo bem de toda a população tailandesa”, declarou o novo monarca, depois de ter sido convidado pelo presidente do parlamento, líder da junta militar e primeiro-ministro, Prayut Chan-O-Cha, para subir ao trono.
O príncipe, de 64 anos, surpreendeu o país quando pediu, algumas horas depois do óbito do progenitor, um tempo antes de assumir o cargo.
Bhumibol Adulyadej, que faleceu aos 88 anos em outubro passado, era rei há sete décadas, sendo o monarca há mais tempo no poder em todo o mundo.
A partir de agora, o polémico Vajiralongkorn, que herda uma das monarquias mais ricas do mundo, passa a ser conhecido como Rei Rama X.
Recorde-se que o príncipe herdeiro sempre foi mais conhecido pelos escândalos da vida pessoal do que pelas suas competências para subir ao trono. Por isso, os tailandeses preferiam ver a sua irmã, Maha Chakri Sirindhorn, ocupar o cargo, mas a lei do país ainda não o permite.
Contudo, o já proclamado rei só poderá ser coroado depois de o corpo do pai ser cremado, algo que só vai acontecer no próximo ano.
ZAP / Move

Nenhum comentário:

Postar um comentário