sábado, 3 de dezembro de 2016

Hora de Fecho: As personagens malditas da História

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
A História não era a mesma sem eles, mas guarda-lhes rancor. O livro de André Canhoto Costa, "Personagens Malditas da História", debruça-se sobre a herança deixada pelos homens mais odiados de sempre.
Donald Trump tem tido conversas ao telefone com líderes de todo o mundo. Nalguns casos, levantou sobrolhos e pôs a diplomacia em alerta. Foi o caso do Taiwan, Paquistão, Cazaquistão e Filipinas.
Em dezembro, chegam os concertos e espectáculos de Natal. De norte a sul do país, há muito para ver e ouvir. Incluindo o clássico de Tchaikovski, claro.
Na semana do XX Congresso do PCP, o deputado António Filipe diz que Cuba não é uma ditadura, fala em eleições "participadas" e nega a existência de presos políticos. São "mitos". Leia a entrevista.
O eurodeputado João Ferreira afirma que esta solução política é "difícil engolir" para quem andou anos a dizer que o PCP "era um partido de protesto, que estava fora de poder determinar um Governo".
No segundo dia do Congresso do PCP, em Almada, o deputado Paulo Sá diz que o PS não enfrenta os grandes interesses. O antigo líder, Carlos Carvalhas, disse que é preciso reestruturar a dívida.
Filha do último director da PIDE, casada com um diplomata suíço, passou-se para o lado dos comunistas na Cuba de Fidel. A desconcertante história de Annie Silva Pais, que faria 81 anos esta semana.
Entrar de cadeira de rodas no Palácio Nacional de Mafra? Visitar o Mosteiro dos Jerónimos? No dia internacional das Pessoas com Deficiência, mostramos a viagem de Luís e Ricardo.
O fadista Carlos do Carmo foi condecorado com o título de Grande-Oficial da Ordem do Mérito. Ao Observador, diz que está "muito honrado" e fala da amizade com Marcelo. E prefere não falar de Cavaco.
A Sonae celebrou um acordo para adquirir 51% da empresa que detém a marca de restauração saudável Go Natural. Aquisição depende da aprovação da Autoridade da Concorrência.
Cristiano Ronaldo e José Mourinho investigados por um consórcio europeu de jornalistas por alegadas transações financeiras suspeitas para paraísos fiscais. Em causa rendimentos publicitários. 
Opinião

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Os regimes não se medem pelas suas belezas retóricas mas pelas suas obras. O sonho revolucionário de Fidel, um terrível pesadelo para os cubanos, não o exime das atrocidades perpetradas pelo castrismo

André Azevedo Alves
O legado negativo de Fidel transcende em muito o sofrimento imposto ao martirizado povo cubano. Ao longo de décadas ele e o seu regime semearam o terror e a destruição em vários pontos do mundo.

P. José Maria Brito, SJ
Pode um filme que narra a experiência de alguém que, aparentemente, renúncia à fé ensinar-nos alguma coisa sobre o que significa confiar em Deus? Pode esse filme ser aceite sem sobressalto?

Rui Ramos
Que acontecerá nas eleições do próximo ano em França e na Alemanha, se o ditador turco Erdogan lançar outro milhão de refugiados na Europa? Poderá Erdogan eleger Marine Le Pen?

José Manuel Fernandes
Tal como uma andorinha não faz a primavera, dois homens competentes – António Domingues e Paulo Macedo – não garantem só por si que o ADN do sistema deixa de ser o que é. Como se tem visto até agora.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

_______________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário