A Galeria Municipal Tony Vitorino, situada no primeiro andar do Cine-Teatro Actor Álvaro, no Largo da República, em Vieira de Leiria, foi inaugurada na passada sexta-feira, 20 de janeiro, no âmbito das comemorações do Centenário da Restauração do Concelho da Marinha Grande.
A iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande, com o apoio da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria. A abertura deste espaço e a organização da exposição coletiva “Entre a Terra e o Mar” foi coordenada pelo artista vieirense Aquilino Ferreira.
Na cerimónia de inauguração, que contou com mais de uma centena de pessoas, o presidente da Câmara, Paulo Vicente, recordou que, “como há 100 anos, nenhum de nós está arrependido em ter saído do concelho de Leiria e passarmos a integrar o concelho da Marinha Grande”.
O presidente referiu que a decisão unânime da Câmara em atribuir o nome de Tony Vitorino à Galeria justifica-se porque “era uma referência das artes na freguesia”. Paulo Vicente continuou que “é recordando estas memórias que se faz a nossa identidade e que ela perdure para os nossos vindouros”.
A vereadora da Cultura, Cidália Ferreira, lembrou que “olhando a história podemos ver como estivemos sempre unidos ao longo destes 100 anos. (...) É dessa história, que sabemos que crescemos juntos. Nada nos pode divergir porque sempre estivemos unidos e crescemos juntos durante 100 anos”.
A Galeria Municipal “tem o nome de um artista da Vieira que faz parte do nosso património. É de muitas personalidades como Tony Vitorino que nos orgulhamos”, acrescentou. Cidália Ferreira agradeceu ainda a colaboração de Aquilino Ferreira na preparação da Galeria e da exposição.
A exposição coletiva “Entre a Terra e o Mar” apresenta cerca de meia de trabalhos de pintura, escultura e fotografia de 26 artistas:
Aline Ferreira
António Santos
Aquilino Ferreira
Bruno Neto
Catherine Morisseau
César Carvalho
Conceição Ruivo
F. Maria Prosa
Fátima Ferreira
Fernanda Curado
Fernando Crespo
Ferreira Barbosa
Helena Poinha
Isabel Pereira
José Eliseu
José Silva
Lemos Djata
Margarida Lopo.
Milena Soares
Mutes
Olinda Colaço
Rui Moco
Sophie Cravo
Stélia
Ulrich Hilmer
Zacarias
A mostra está patente na Galeria Municipal de Vieira de Leiria, de 20 de janeiro a 19 de fevereiro de 2017, podendo ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 16h00 às 22h00, e ao sábado e domingo, das 15h00 às 23h00.
Tony Vitorino homenageado na Galeria
A Galeria Tony Vitorino vai funcionar num espaço que já acolheu a Fonoteca Municipal e dedicar-se-á à apresentação de exposições e outras formas de criação artística na área das artes visuais.
Foi atribuída a designação de Tony Vitorino, como forma de homenagear este pintor vieirense associando o seu nome a um espaço de promoção e divulgação artística.
António Rodrigues Vitorino – mais conhecido por Tony Vitorino – nasceu em 5 de abril de 1938, na Praia da Vieira, e faleceu em 21 de janeiro de 2002. Teve formação em Belas Artes na Escola António Arroio e realizou exposições em diversos países onde viveu - para além de Portugal, também França, Alemanha, entre outros, - onde representou, através da sua obra, a cultura vieirense e a arte xávega da Praia da Vieira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário