terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Diminuição do número de ovelhas ameaça produção do queijo tradicional da Serra da Estrela

Resultado de imagem para Diminuição do número de ovelhas ameaça produção do queijo tradicional da Serra da Estrela

A redução do número de efectivos de ovelhas da raça Serra da Estrela pode pôr em causa a continuidade da produção do tradicional queijo Serra da Estrela.

O receio é de João Mandanelo, técnico da Associação Nacional de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE), segundo o qual tem vindo a verificar-se uma redução substancial do número de ovelhas desta raça, "pois os produtores optam muitas vezes por introduzir nos seus rebanhos ovelhas de outras raças, que são mais produtivas".
A região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela integra, entre outros, os concelhos da Guarda, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Gouveia, Manteigas, Seia, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Mangualde e Covilhã, onde, segundo este técnico, "existe actualmente um efectivo de 100 mil ovelhas, quando em 2004 existiam 120 mil".
Esta opção pode, "a médio prazo, pôr em causa a continuidade da produção do verdadeiro queijo Serra da Estrela", actualmente estimada em 90 mil quilos anualmente, que só pode ser feito a partir do leite cru e inteiro desta raça de ovinos.
Resultado de imagem para Diminuição do número de ovelhas ameaça produção do queijo tradicional da Serra da EstrelaAs razões para esta diminuição de efectivos, segundo João Mandanelo, prendem-se sobretudo com "a pequena dimensão das explorações", que não permite uma maior rentabilidade dos rebanhos.
"Os produtores optam por vezes por ter maior quantidade de leite, esquecendo que o leite produzido pela ovelha Serra da Estrela é aquele que lhes pode dar maior lucro e uma maior diferenciação", acrescenta.
João Mandanelo disse que "é preciso um sistema de classificação do leite" que distinga as suas qualidades e a composição, até porque, afirma, "isso traz mais valias em termos de higiene e segurança alimentar".
A ovelha de raça Serra da Estrela "é mais rústica" e está melhor adaptada às condições climatéricas e orográficas da região, "sendo por isso menos atreita a doenças que outras raças não autóctones", explica o responsável da ANCOSE.
Para João Mandanelo, a Denominação de Origem Protegida (DOP) "funciona mal e está a ser desvirtuada", pois devido aos elevados custos de certificação, muitos produtores de queijo optam por não os certificar, dado origem a alguma confusão nos consumidores, "que não é benéfica para a comercialização do produto".
A ovelha de raça Serra da Estrela caracteriza-se pela sua rusticidade e boa adaptação à região, produz um leite mais rico em proteínas, gordura e cálcio.
Nesta raça, machos e fêmeas são dotados de cornos em caracol e são duas as tonalidades do pelo: dez por cento de pretas e noventa por cento de brancas.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário